Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará, nos dias 18 e 19 de novembro, o XIII Fórum de Extensão e V Fórum de Cultura, em formato on-line, com transmissão pelo canal da UFMA no YouTube. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e tem por objetivo promover o diálogo sobre o papel das universidades para o desenvolvimento social, fortalecendo a relação entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura.
A programação inclui mesas-redondas, palestras, apresentações de projetos extensionistas e a tradicional premiação dos melhores trabalhos. Para o diretor de Extensão da UFMA, Alden Almeida, o evento será uma oportunidade para discutir os impactos das ações universitárias na sociedade. “Por meio das mais de 550 ações de extensão registradas na UFMA, as ações de extensão têm impactado mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado, com ações presenciais e à distância. Essas ações, ao aplicarem o conhecimento acadêmico diretamente nas comunidades, têm atuado como agente de intervenção social. As principais intervenções foram nas áreas: fortalecimento da Saúde Pública (Atenção Básica), empoderamento e desenvolvimento comunitário, educação e inclusão social e atividades nas áreas do meio ambiente, trabalho e cultura”, explicou ele.
A abertura do evento ocorrerá no dia 18, a partir das 9h, com a palestra “A Participação das Universidades nos Processos de Transformação Social e Cultural”, ministrada pelo professor Valmor Schiochet. Ao longo do dia, serão quatro atividades, em que o público poderá acompanhar debates sobre participação social, políticas de financiamento de Extensão e ações culturais.
No dia 19, haverá mais três atividades, que abordarão temáticas como a captação de recursos, curricularização da Extensão e modernização da graduação. O encerramento está marcado para as 15h, com a premiação dos melhores trabalhos.
Concurso de Melhor Reels Extensionista
Uma das novidades desta edição é o concurso de Comunicação Digital: Melhor Reels Extensionista no Instagram, que busca valorizar boas práticas de divulgação extensionista nas redes sociais e incentivar a criatividade e a popularização da ciência em ambientes digitais.
Segundo Alden Almeida, essa ação é importante para “levar a informação científica para onde o público está (redes sociais), quebrando a barreira do ambiente acadêmico; traduzir jargões técnicos em linguagem visual e dinâmica, facilitando a compreensão do impacto social dos projetos e aumentar, exponencialmente, a visibilidade das ações de extensão da UFMA, podendo atrair mais parcerias e recursos”.
A votação será popular, e o resultado final será validado com base no engajamento real dos vídeos no Instagram. Para validação, o número de curtidas deverá ser igual ou superior ao total de votos recebidos. A participação poderá ser feita até o dia 17 de novembro.
Os Fóruns se consolidam como um espaço de diálogo e trocas sobre as mudanças sociais que podem surgir a partir das atividades extensionistas, estimulando o debate sobre a formação cidadã, por meio do conhecimento, um dos mais importantes pilares da universidade pública.
As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo SIGEventos, que também disponibiliza a programação completa.


