20/01/2026

São João foi celebrado com muitos shows e apresentações nos arraiais de São Luís

O fim de semana dedicado ao santo que dá nome ao maior festejo popular do Maranhão, São João, foi de arraiais lotados e muita diversidade cultural. Nos principais pontos de festança junina maranhenses e turistas acompanharam as apresentações dos grupos folclóricos tradicionais, além de shows como o da cantora maranhense Alcione. Mas o Maior São João do Mundo é também um momento cheio de oportunidades para quem quer empreender e faturar uma renda extra.

O público lotou os arraiais tradicionais do Ipem, Ceprama e Vila Palmeira bem como os dos bairros da Grande Ilha como Vila Embratel, Cidade Operária, Liberdade, Maiobão e no Centro Histórico de São Luís nas noites do sábado (24, Dia de São João) e domingo (25).

Para quem é maranhense o São João é a oportunidade de mais uma vez valorizar a cultura local. “Eu acho muito importante poder mostrar não apenas para as pessoas do nosso estado, mas também para os turistas, que nós temos uma cultura muito rica. Além disso, é uma oportunidade de todos nós reconhecermos o quanto essa diversidade traz um retorno positivo para todo o nosso estado”, disse o advogado Luís Morais, que curtiu a noite de sábado no Arraial do Ipem.

Já no Arraial do Ceprama, quem estava aproveitando a festança junina era a designer de sobrancelhas Thalyssa Machado. “Esta é a melhor época do ano para a gente que mora no Maranhão e não podemos deixar de prestigiar as apresentações nos arraiais da cidade. Eu estou amando e o Governo do Estado está de parabéns pela programação”, disse.

No Arraial da Praça da Fé, no Centro Histórico de São Luís, o estudante João Manoel também elogiou o São João do Maranhão. “O São João deste ano está maravilhoso. É o grande momento de valorização da nossa cultura e dos artistas da terra, o que é muito importante. Essa diversidade não tem em nenhum lugar do mundo. Só o Maranhão tem. E todos os arraiais que eu já fui este ano estão maravilhosos. A gente espera o ano todo por esse período”, comentou.

.Na capital, os tradicionais arraiais do Ipem, Vila Palmeira e Ceprama têm atraído grande público em busca das comidas típicas e do artesanato maranhense. A festa também está sendo realizada nos bairros Liberdade, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Maracanã (Parque da Juçara), onde a população pode conferir pertinho de casa as atrações tradicionais do São João do Maranhão.

No Centro Histórico de São Luís, a Praça da Fé, na Rua Portugal, tem sido o palco que reúne a cultura popular maranhense com a beleza do patrimônio arquitetônico.

A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser conferida no aplicativo ‘São João do Maranhão’, que está disponível para download em aparelhos Android e IOS.