SÃO LUÍS – Uma grande inovação proporcionada pela 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema já está disponível: o aplicativo oficial do evento, que dá acesso a toda programação, incluindo os filmes completos das Mostras Nacionais e Mostras Maranhenses. O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS e foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFMA, que promove o evento de forma on-line entre os dias 14 e 21 deste mês.
O aplicativo foi desenvolvido de modo que o usuário possa navegar nele de forma muito intuitiva, trazendo em sua tela inicial os menus de Mostras Nacionais, Mostras Maranhenses, Formativas, Júri Técnico e Curadoria. No app, usuário pode assistir às produções de curta e longa-metragem e tem acesso, inclusive, aos trailers, informações sobre as produções e até vídeos curtos dos realizadores comentando sobre suas respectivas produções. O público também tem acesso, no menu “Mostras Maranhenses”, aos videoclipes maranhenses inscritos no Festival.
A diretora de Assuntos Culturais e coordenadora do evento, Li-Chang Shuen, destacou que a realização do Guarnicê deste ano foi construída com esforço de várias pessoas da Universidade: “O desafio de fazer um festival de cinema em meio a uma pandemia só foi possível graças ao empenho de uma equipe enorme, de vários setores da universidade. O papel das tecnologias disponíveis pela gestão foi fundamental para que nossas ideias saíssem do papel. A plataforma de transmissão foi desenvolvida na própria universidade, sem custo nenhum. Não precisamos alugar nada, é tudo nosso”.
Com satisfação, ela também pontuou que o aplicativo permite levar o Guarnicê para a palma da mão dos amantes de cinema. “Seja no celular ou no tablet, o app foi pensado para levar a melhor experiência do cinema adaptado a telas menores, para usuários super conectados e atentos às novidades que a tecnologia proporciona. Foi um salto tecnológico enorme para a universidade. Afinal, é papel de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão ser também vanguarda. E que lugar melhor para ser vanguarda que na cultura? A experiência do Guarnicê virtual certamente irá ser incorporada em outros eventos de nossa instituição”, enfatizou.
Faça o download do app para Android
Ou faça o download do app para iOS
Se inscreva e acompanhe a programação de webinários e masterclasses também no Youtube
