20/01/2026

A melhor politica social é o trabalho e gerar emprego na pós-pandemia será o maior desafio dos futuros prefeitos, diz Pedro Lucas

Único maranhense líder de um partido na Câmara dos Deputados, parlamentar acredita que PTB sairá maior das urnas nas eleições municipais de 2020

Por Gil Maranhão

O maior desafio para os prefeitos quer serão eleitos em novembro deste ano é fomentar a geração de empregos e de renda em todos os setores, nos seus respectivos municípios, que foram atingidos e diminuídos desde março, com a pandemia no novo coronavírus.

Esta é a avaliação do líder do PTB na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes, em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno, em Brasília. “Eu sempre digo que a melhor politica social é o do trabalho. Então, gerar empregos e renda no município, na pós-pandemia, será a grande missão dos futuros prefeitos”, declarou.

O parlamentar avalia que as eleições municipais de 2020 é um pleito atípico, deferentes das demais, tanto devido a pandemia, como em relação às novas regras eleitorais o que, na sua opinião, será um experimento para o fortalecimento dos partidos e vai contribuir para o amadurecimento da democracia e da República.

Único parlamentar maranhense a liderar uma bancada (a do PTB) na Câmara – escolhido ano passado e reconduzido este ano –, e integrante do grupo dos mais jovens deputados na atual Legislatura, Pedro Lucas acredita numa melhor performance do PTB no estado do Maranhão, nesta eleições, em relação às eleições municipais de 2016. “Sairemos maior das urnas”, diz, otimista. Segue a entrevista.

JORNAL PEQUENO – Deputado, como líder do PTB na Câmara dos Deputados, você participou das discussões, ano passado e este ano, sobre as eleições municipais de 2020. Como você avalia tudo isso acontecendo em plena pandemia de covid-19?

 

PEDRO LUCAS FERNANDES – A nossa Republica, assim como a nossa democracia, é muito nova e está em pleno desenvolvimento, em fase de amadurecimento. Essas eleições municipais são diferentes de todas que vimos. Primeiro, por conta da própria regra eleitoral que nós, no Congresso, mudamos acabando com as coligações das proporcionais. Vai ser um experimento para ver se com isso a gente vai realmente fortalecer os partidos. O segundo ponto é que esse pleito acontece em uma pandemia, que ninguém previa. Então, se os desafios para os municípios já são grande, ficarão maiores ainda a partir de 2021 com os nosso prefeito, na pós-pandemia Entendo que novos prefeitos terão uma missão ainda bem maior por conta dessa pandemia.

JP – O que fará a diferença no debate destas eleições? Que propostas devem constar nos planos de governo dos candidatos a prefeito?

PLF – Acho que a população espera dos candidatos algo concreto. Já chega de programas de governo fantasiosos. O povo quer que o candidato mire a realidade. O maior desafio dos novos gestores é a fomentação do emprego e da renda. É isso que o povo espera e quer. Sempre digo que a melhor politica social é o trabalho. Então, gerar renda e emprego no município, na pós-pandemia, é o grande desafio que terão os futuros prefeitos.

JP – Recursos para as eleições foi uma discussões polêmicas ano passado no Congresso. Como você avalia a aplicação do Fundo Partidário nas eleições municipais de 2020?

PLF – O Fundo Partidário é uma maneira que os legisladores, quando criaram, foi para proteger a democracia. Ei entendo que uma eleição municipal é bem maior que uma eleição em nível estadual. Como disse antes, estamos em pleno amadurecimento da nossa democracia. Já viemos da eleição anterior com a aplicação Fundo Partidário. Mas nestas eleições municipais, o fundo eleitoral vem realmente modificar as tratativas de como os candidatos podem redimensionar suas campanhas.

JP – Qual a expectativa do PTB em relação às as eleições municipais no Maranhão?

PLF – O PTB fez uma grande nominata em todo o estado do Maranhão. Nas eleições municipais passada, o partido elegeu oito prefeitos, e eu tenho certeza que a legenda avançará bem mais nestas eleições de 2020. O PTB se preparou para o pleito, debateu temas relacionado ao processo, capacitou lideranças, além de reforçar a valorização das mulheres nesse espaço político. O partido se preparou para sair bem maior nessas eleições. Eu creio que sairemos fortalecidos.

JP – O partido está disputado o pleito com quantos candidatos no estado? E está quantas candidaturas de outros partido?

PLF –O PTB tem 49 candidatos a prefeito no Maranhão nessas eleições, 31 vice-prefeitos e 873 candidatos a vereador. O partido se desencantou nestas eleições. Estamos bastante esperançosos não só ganharmos as eleições, como de fazermos um bom mandato de quatro anos, de acordo com o que a população dos municípios precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.