20/01/2026

Destaque em coletânea de poesia do Rio de Janeiro

O escritor maranhense Willame Belfort recebeu na última sexta-feira (23) exemplares do livro Ciranda Poética da Darda Editora (Campos de Goytacazes-RJ). A obra, organizada por Fernanda Mothé e ilustrada pelo artista Jota Cabral, é destina ao público infantil e reúne textos de 15 autores nacionais no gênero poesia.

Tendo em vista uma cláusula no formulário de inscrição que restringia a participação do autor aprovado à dois poemas, Willame conseguiu, assim como o escritor carioca Tauã Lima Verdan Rangel, arrancar aplausos da comissão técnica incumbida da seleção dos textos e, portanto, galgar do prestígio de ter 9 laudas autorais na obra coletiva. Willame recebeu essa notificação positiva via e-mail, pela própria editora:

“Bom dia. Parabenizamos você pela seleção no livro Ciranda Poética. Contudo, não gostaríamos de ter de escolher 2 dos 9 poemas enviados. (Darda Editora, 04 de Abril de 2020).

Vale lembrar que a seleção para essa coletânea teve início em abril (conforme a data acima), mas a impressão  dos livros foi suspensa devido a pandemia. Por isso a demora na entrega, resultando no mês vigente (outubro), mas alusivo ao Dia das Crianças ocorrido no dia 12.

A atuação efetiva e brilhante do jovem músico, escritor e professor maranhense no cenário acadêmico e artístico (música e literatura) tem lhe angariado inúmeras posições de destaque no país, se expandido à fronteiras internacionais.

Tendo lançado dois livros solos de poesia, O intenso por extenso e Cartas, haicais e outros poemas: escritos sob a saudade, ambos emergidos de seu namoro com a jovem Louryellen Costa e escritos durante a quarentena, já está trabalhando em um novo livro de cunho pedagógico e em edição bilíngue.

Willame Belfort divide seu tempo entre lecionar no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta, cursar Letras na Unicesumar-Polo São Luís e a incessante tarefa de está sempre produzindo. É também, já aos 23 anos, “Imortal” pela Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.