20/01/2026

Reitor Natalino Salgado completa um ano de Gestão

SÃO LUÍS – Em outubro de 2020, a Universidade Federal do Maranhão completou 54 anos, e, em novembro, a gestão do reitor Natalino Salgado completa um ano de mandato. Quando o reitor assumiu, no dia 12 de novembro de 2019, em Brasília, e realizou a cerimônia de transmissão do cargo, no dia 13 de novembro, na UFMA, muitos desafios foram assumidos.

As ações realizadas ao longo deste primeiro ano de gestão são temas da série “Gestão Um Ano”, que a Diretoria de Comunicação da Superintendência de Comunicação e Eventos da UFMA está produzindo para ser publicada durante uma semana, começando na segunda-feira, 16, mostrando as principais atividades realizadas por cada pró-reitoria, superintendência e diretoria. Cada dia, serão dois departamentos explorados, que apresentarão, até o dia 20, suas principais ações.

Passados três meses, logo veio a pandemia do novo coronavírus, e, nesse cenário, o reitor Natalino Salgado afirmou ter necessidade de agir rápido para enfrentar a crise desencadeada pelo vírus. A UFMA foi uma das primeiras universidades públicas do Brasil e a primeira do Maranhão a levar ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão a proposta de suspenção do calendário acadêmico.

“Nós fizemos isso ancorados na minha formação de médico e, também, na observação ampla do cenário que estávamos atravessando, tanto local quanto nacional. A suspensão foi aprovada por meio da Resolução Consepe 1978. Antes disso, aprovamos a criação do Comitê Operativo de Emergência de Crise, órgão consultivo para apoiar tecnicamente as ações da gestão superior durante a pandemia. Nesse ínterim, trabalhamos com muito afinco para pensar soluções em caráter emergencial em todos os âmbitos, fosse administrativos ou acadêmicos”, disse o reitor.

Calendário Acadêmico

O calendário acadêmico foi paralisado, e as aulas presenciais foram temporariamente suspensas. Nesse período, grandes esforços foram concentrados em pensar metodologias remotas de ensino-aprendizagem para diminuir a retenção e a evasão dos discentes por dificuldades de acompanhar os conteúdos.

No campo da formação docente para esse “novo normal”, foram feitos grandes investimentos na formação e no treinamento dos professores para desenvolver suas atividades por meio das tecnologias da informação e comunicação. Além dessas medidas, o trabalho administrativo remoto foi instituído visando proteger nossos servidores técnico-administrativos.

“A nossa comunidade é de quase 35 mil pessoas, e, em todo este tempo de pandemia, a UFMA não parou um dia sequer, seja nas atividades de ensino, pesquisa ou de extensão. Pelo contrário, estamos em regime de força-tarefa, sempre resolutos em responder com compromisso e prevenção os anseios da Universidade em meio ao cenário pandêmico”, afirmou.

Foram realizados diversos investimentos na Universidade, com destaque para iniciativas no campo da pesquisa, do ensino, da extensão e da inovação, sobretudo na área da tecnologia da informação e comunicação, fortalecendo a plataforma de cursos a distância e aumentando sua capacidade tecnológica.

Pandemia

“Em relação ao combate à Covid-19, abrimos 40 leitos de UTI e 98 de enfermaria no Hospital Universitário Presidente Dutra. Produzimos álcool em gel nos laboratórios de Química, que foi utilizado pelo HU, distribuído para a comunidade e entidades filantrópicas de São Luís e do interior do estado e enviado para os outros câmpus da instituição”, lembrou o reitor.

Estão em curso mais de 30 pesquisas em diferentes áreas, que abordam direta ou indiretamente a pandemia da Covid-19 e que são financiados por agências de fomento nacionais e estadual. São vários estudos realizados pelos cursos de Medicina, Farmácia, Física, Química e Biologia, a exemplo da construção de bioindicadores e produção de biosensores. Neste período que se inicia desde novembro, antes da pandemia e agora, destaca-se, também, a formatação de conteúdos técnicos e científicos para o grande público, por meio de reportagens jornalísticas, programas de rádios, webinários e debates garantindo a informação de forma segura para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.