PARIS, 16 MAR (ANSA) – O diretor norte-americano Spike Lee será o presidente do júri do 74º Festival de Cinema de Cannes, anunciaram os organizadores nesta terça-feira (16).
Lee será o primeiro negro na história a assumir a função e deveria ter sido o responsável no ano passado, mas a pandemia de Covid-19 forçou o cancelamento do evento. Neste ano, a organização optou apenas por adiar o Festival de maio para os dias 6 a 17 de julho.
“O seu entusiasmo e a sua paixão pelo cinema nos dão uma enorme quantidade de energia para preparar o grande festival que todos estão esperando. A festa será fantástica e, simplesmente, não vemos a hora”, disse o delegado geral do evento, Thierry Frémaux.
A nota oficial ainda ressalta que o Festival de Cannes terá “um dos maiores diretores de sua geração, além de cenógrafo, ator, montador e produtor”. “Por 30 anos, o incansável Spike Lee foi um astuto cronista das questões de seu tempo, com uma aproximação totalmente contemporânea que não abriu mão da leveza e da diversão”.
O presidente do Festival, Pierre Lescure, acrescentou também que, mesmo durante os meses “de incerteza” causados pela pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, o diretor norte-americano “não cansou de nos encorajar”. “Esse apoio está chegando, finalmente, a um bom final e não poderíamos ter uma personalidade mais forte para passar pelos nossos tempos difíceis”, finalizou.

