20/01/2026

PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

Por Dr. Hamilton Raposo de Miranda Filho (Médico Psiquiatra) 
A violência doméstica é um ato praticado por um membro da família, contra um outro membro do grupo familiar, ou que seja inserido no contexto doméstico, de forma consciente, com o propósito de causar danos físicos ou psicológicos ao outro.
A violência doméstica ou familiar, pode ser:
1-Física: Quando o agressor usa a força física com o objetivo de ferir o outro, deixando ou não marcas ou cicatrizes.
A agressão física pode ser através de socos, tapas, beliscões, empurrões, queimaduras e chutes…
O maior facilitador para a violência doméstica é o abuso de bebidas alcoólicas e as pessoas que têm uma personalidade explosiva ou emocionalmente instável.
2-Psicológica: É aquele tipo de violência que não deixa marcas no corpo, mais deixa cicatrizes emocionais fortíssimas.
A violência psicológica se observa nos casos de rejeição, humilhação, desrespeito, ameaças, proibições, controle de celular ou da própria vida do outro.
A violência psicológica é observada nas personalidades inseguras, instáveis emocionalmente, dominadoras, paranoides ou nos ciumentos mórbidos.
3-Verbal: Normalmente acontece concomitante com a violência psicológica. Ela se caracteriza por insultos, ofensas, palavrões e ameaças contra um outro membro do ambiente familiar.
4-Sexual: É toda ação na qual uma pessoa em situação de poder, obriga uma outra pessoas a realização de prática sexual, utilizando a força física ou pressão psicológica.
Dados do Ministério da Justiça indicam a ocorrência de 60 mil crimes sexuais por ano. 70% destes crimes são praticados por pessoas conhecidas da vítima, são parentes, vizinhos, amigos da família, namorados e marido. 52% das vítimas de estupro foram vítimas de pessoas conhecida e 13% pelo parceiro. A maioria das vítimas de estupro eram mulheres negras. 48% das vítimas de estupro e 75% das vítimas de atentado ao pudor eram crianças e adolescentes. 68% dos crimes sexuais acontecem na própria residência ou nas proximidades, 15 a 17% em outros locais.
5-Espiritual ou Religiosa: Acontece quando um membro da família ataca, agride as convicções espirituais ou religiosas de outro familiar. A violência espiritual ou religiosa acontece com a proibição do culto religioso, destruição de imagens ou símbolos religiosos.
As principais vítimas da violência domésticas, são:
1º lugar são as mulheres (25% entre 18 a 25 anos, 22% entre 36 a 44 anos e 14% acima de 46 anos);
2º lugar são as crianças e adolescentes
3º os idosos.
Para que aconteça a violência é necessário uma dinâmica chamada de dinâmica da violência doméstica e se processa da seguinte forma: geralmente existe uma ameaça a autoestima do agressor, o agressor necessita de autoafirmar a sua identidade e explode na agressividade. Após o ato de violência, normalmente o agressor acusa um arrependimento e um pedido de desculpa, e a promessa de que nunca mais acontecerá aquele fato.
O agressor geralmente é uma pessoa com valores tradicionais bem arraigados, com uma cultura patriarcal conservadora e crenças culturais que o capacitam para a prática da violência.
O agressor tem capacidade de tolerar frustração muito baixa, temor em ser abandonado, geralmente foi vítima de maus tratos ou presenciou cenas de violência, amam e odeiam instantaneamente, utilizam o álcool como desculpa, necessitam de elogios e admiração e não acreditam que sejam culpados e culpam sempre a vítima pelo ato ou provocação.
E a vítima, como ela é?
A vítima também sofreu maus tratos, tem baixa autoestima e alta tolerância à violência, tem uma baixa capacidade em se defender, espera sempre que alguém se posicione a seu favor, a vítima pode se identificar com o agressor e achar que é merecedora do castigo.
O resultado da violência doméstica tem um custo social muito alto e inúmeras repercussões clínicas, podem aparecer durante e após a dinâmica da violência doméstica: quadros de ansiedade e depressão, fobias, abuso de drogas, TEPT e TAG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.