20/01/2026

Cultura popular maranhense no Guará

 

BRASÍLIA – Na próxima terça-feira (30), a partir das 19h, em reunião virtual pelo Google Metting será fundado o primeiro bloco de tradicional no Distrito Federal, que por meio de um repertório de músicas compostas por compositores maranhenses e do DF e figurinos com a temática ambiental estará apresentando pelas praças e escolas públicas do Distrito Federal um pouco da cultura popular maranhense produzida no Guará.

O grupo será integrado por jovens moradores da cidade em situação de risco social e por estudantes das escolas públicas do Guará.Na coordenação do grupo artistas e lideranças comunitárias do Guará.

O projeto conta com o apoio da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos e da Escola de Samba Império do Guará.

O que são os Blocos Tradicionais?

Surgidos na primeira metade do século XX, os Blocos Tradicionais por muito tempo foram conhecidos como Blocos de Ritmo ou Blocos de Tambor Grande, devido a sua cadência rítmica, bem como pela utilização de contratempos – grandes tambores de compensado, cobertos, em geral, com couro de bode, que acompanham os sambas que trazem à memória os antigos carnavais de São Luís.

Além de ser marcada pelo som peculiar dos contratempos, a musicalidade dos blocos conta com a percussão de marcações, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, afoxés, ganzás e rocas. O som resultante favorece a fusão com diversos estilos musicais, que animam a dança dos tocadores e demais brincantes, chamados de balizas, que realizam uma coreografia saltitante.

Os Blocos Tradicionais também se caracterizam pelo esmero com que produzem o figurino: apresentam-se com fantasias luxuosas, com golas, mantos, chapéus, camisões, cangas, perneiras e botas.

Na atual dinâmica do carnaval maranhense, cada bloco escolhe anualmente um tema, que serve de inspiração para a composição das letras dos sambas e para a criação das fantasias. Os grupos apresentam-se em diferentes espaços, com destaque para a passarela do samba (local onde disputam o título de campeão do carnaval) e os circuitos de rua, embora também realizem apresentações e atividades durante outras épocas do ano. Nessas ocasiões, saúdam o público com sua expressão característica: “Vai Querer, Vai Querer?!”

Com informações de Henrique (maranhense que reside em Brasília)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.