Um sábado para que se mantenha vivo na memória a importância das manifestações culturais maranhenses. 08 de maio é a data comemorativa de uma das mais fortes e representativas datas do calendário oficial da cultura popular do Maranhão: o Dia Municipal do Bloco Tradicional. E para celebrar a data, a Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos reunirá representantes dos Blocos Tradicionais para a grande celebração festiva hoje, a partir das 16h, com a realização da live ‘Resistência Cultural do Bloco Tradicional’, na Tharssia Eventos, na Estrada da Maioba, n° 32-B.
Uma live que irá render homenagens a importantes personalidades dessa categoria carnavalesca como mestres Olegário Gama, do Bloco Tradicional “Os Velhinhos Transviados”; Zé Roberto, comandante do Bloco Tradicional “Os Brotos”, mestre Banjo Sapateiro (in memoriam), assim como outras personalidades que deixaram suas marcas nessa trajetória belíssima que contemplou a cidade de São Luís com uma evolução marcante em se tratando de figurinos, instrumentalização rítmica e musicalidade.
Um ritmo que ultrapassou as barreiras do tempo e se mantém presente contribuindo para fomentar a cidade de São Luís como um destino de importante efervescência cultural carnavalesca e folclórica ao lado de ritmos como bumba-meu-boi, tambor de crioula, entre outros.
Na programação da live haverá esse super show, apresentado por representantes de 33 grupos tradicionais da cultura popular do período de carnaval, fazendo a festa e relembrando sucessos que se eternizaram em palcos e passarelas da cidade de São Luís.
A produção irá primar pelos protocolos sanitários e de segurança, primando pela vida e todos os cuidados no combate a Pandemia do Covid 19. “Lembramos que só será permitido um ou dois cantores de cada Bloco para interpretação de uma música. Na ocasião haverá um grupo de 15 pessoas para fazer acompanhamento na percussão e a harmonia de todos os grupos”, disse o presidente da Associação, Brasa Santana.

