20/01/2026

Clássico universal no Palacete Gentil Braga. Cineteatro Aldo Leite será palco de concerto  erudito, em versão online, neste sábado

Por Herberth de Jesus Santos – JP TURISMO

Com apresentação transmitida, ao vivo, diretamente do palco do Cineteatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, na Rua Grande, reunindo 4 artistas, sendo três maranhenses, com largar experiência musical e reconhecimento nacional, e até internacional, a Belfort Produções 8 realizará, neste sábado, às 20h, o primeiro evento de música clássica no Estado do Maranhão no formato 100% online. Serão protagonistas: Daniel Ferreira (clarinetista, MA), Willame Belfort (pianista e diretor do espetáculo, MA), Tadeu Carvalho (cantor lírico, MA) e Vanderlei Alves (Clarinetista, GO).

Consoante Williame Belfort, “O objetivo é promover e fomentar o fazer musical no Estado em tempos de pandemia, onde o público não pode estar presente. Transmitindo, diretamente do palco do Cine Teatro Aldo Leite no Palacete Gentil Braga,  serão executadas obras de grandes compositores como os franceses Camille Saint-Saëns e Claude Debussy, além de autores nacionais como J. Guerra Vicente”.  Ele assinalou: “Visando atingir todos os públicos de modo a democratizar a apreciação, a intérprete de libras D’julian Soares da Incluir Mentes participará efetivamente do evento ao lado da cerimonialista Magnólia Batista. “

O pianista e diretor do espetáculo  enfatizou que essa atividade cultural se acha além do entretenimento: “O que se busca é um fazer musical com responsabilidade, por isso a ausência do público na plateia, e levar a nossa arte ao público de casa com o intuito de trocar os sentimentos ruins gerados pelas intempéries da pandemia por uma explosão de sensações e sentimentos bons” . Completou que a diretora do DAC, Profa. Dra. Rosélis Barbosa Câmara, contou sobre como é sediar e apoiar um evento dessa magnitude no presente momento: “Nós, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PROEC/UFMA e da DAC (Diretoria de Assuntos Culturais), consideramos muito importante apoiar a Arte e a Cultura nesse momento que nos obrigou a adoção de medidas de isolamento social. É preciso construir alternativas e implementar medidas de enfrentamento, é preciso lutar pelo fortalecimento e disseminação da diversidade da Arte e da Cultura, pois estas representam canais de escape tão importantes e alentadores para os tempos em que vivemos. Os eventos artísticos virtuais devem ser incentivados, pois representam um canal capaz de manter a disseminação da arte para o público nesse momento em que estamos limitados na liberdade de ir e vir.”

Além da PROEC/UFMA/DAC outras instituições, empresas e figuras públicas estão apoiando/patrocinando este projeto: Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, Programa Café com Leane Lago, loja Noivas & Trajes, FFW Insurance (Estado do Paraná), a advogada Anna Graziella Neiva e a vereadora Karla Sarney. Durante a transmissão ao vivo do concerto as pessoas poderão fazer doações através dos dados bancários: Ag.2972-6, cc. 136665-3, Banco do Brasil.

Sobre os artistas: Daniel Ferreira,  clarinetista, professor da Escola de Música do Estado do Maranhão e integrante do Corpos de Bombeiros do Maranhão; Tadeu Carvalho, cantor lírico com vastos repertório, apresentou-se, por várias vezes, como solista do Coral São João, no Brasil e no exterior; Vanderlei Alves, clarinetista da Orquestra Sinfônica de Goiânia desde 2015, é bacharel em música pela Universidade Federal de Goiás. Estudou em 2018 na Hugh Hodgson School of Music – The University of Georgia EUA; e Willame Belfort: pianista e compositor erudito com músicas já tocadas em outros estados e países. Tem em seu currículo trabalhos com artistas nacionais e internacionais. É docente no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta e membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil –Acilbras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.