21/01/2026
Sem categoria

39º Festival Guarnicê de Cinema homenageará cineasta Neville D’Almeida


O Guarnicê de Cinema, quarto festival de cinema mais antigo do Brasil, terá nesta edição como homenageado nacional o diretor Neville D’ Almeida. O cineasta levou mais de seis milhões de brasileiros aos cinemas no final da década de 70, alcançando atualmente a terceira maior bilheteria com o filme Dama da Lotação e sendo um dos precursores do movimento marginal. O 39º Festival Guarnicê terá início na próxima segunda-feira (06) e vai até sábado (11), no Centro Histórico de São Luís.

Com patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão (Sectur) e do Banco do Nordeste, o 39º Festival Guarnicê de Cinema é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce).
Contemporâneo de uma excelente safra de cineastas e críticos mineiros, Neville se profissionalizou no Centro de Estudos Cinematográficos de Belo Horizonte, em 1958. Nas décadas de 60 e 70, influenciado por vivências em Nova York, já mostrava característica do seu estilo ousado, dirigindo filmes censurados pela ditadura militar e nunca exibidos, como Mangue Bangue (1971) Surucucu Catiripapo (1971) e Gatos da Noite (1973).

Cineasta cuja carreira abrange desde filmes experimentais – como Jardim de Guerra (1968), seu longa-metragem de estréia – até campeões de público – como A dama do lotação (1975), a segunda maior bilheteria do cinema nacional de todos os tempos. Desde que dirigiu A dama do lotação tem perseguido o sucesso de público com filmes como Rio Babilônia (1982) e Navalha na carne (1997). Mesmo nos seus filmes mais comerciais, nunca abandonou seu lado experimental, mais evidente em filmes como oremake de Matou a família e foi ao cinema (1990). 
Filmografia selecionada:
  • A frente fria que a chuva traz (2015)
  • Maksuara – O crepúsculo dos deuses (2007)
  • Navalha na carne (1997)
  • A dama do lotação (1978)
  • Os sete gatinhos (1977)

Solenidade de Abertura
Local: Teatro Arthur Azevedo – 19h
Pocket show com Cecília Leite
Fala do Cineasta Neville D’Almeida e da atriz Juliane Araújo
Estreia Local do filme “A FRENTE FRIA QUE A CHUVA TRAZ“, de Neville D’Almeida – Drama | 87’00” | RJ |2016 (classificação indicativa de idade 16 anos)
Mais informações acesse o site do evento www.cultura.ufma.br/39guarnice/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.