20/01/2026

Tião Carvalho canta João do Vale

CENTRO CULTURAL VALE  DO MARANHÃO  apresenta cantando a obra de João do Vale, o maranhense Tião Carvalho apresenta o repertório do disco que mescla canções pouco conhecidas – como Baião de Viola, Os Óio de Anabela, Todos Cantam sua Terra – com as já consagradas Matuto Transviado, A Voz do Povo, Peba na Pimenta, Carcará, entre outras. O repertório possui a diversidade de ritmos que abrangem a carreira dos dois artistas: xotes, baiões, sambas, bumba meu boi e tambor de crioula. O evento acontece  nesta quarta-feira, dia 27 de abril. O CCV-MA fica na Rua Henrique  Leal (Direita), no Centro Histórico de São Luís.

Exposição Coletiva -Para Além das Margens -Ministério da Cultura, Vale e Centro Cultural Vale Maranhão apresentam Para Além das Margens. Exibida pela primeira vez na ExpoDubai 2020, a mostra reúne trabalhos dos fotógrafos Pierre Verger, Walter Firmo, Marcel Gautherot, Elza Lima, Maureen Bisilliat, Ronney Alano e Christian Knepper, vindas de acervos pessoais, do Instituto Moreira Sales e da Fundação Pierre Verger, e três vídeos do artista mineiro Cao Guimarães. As fotografias retratam o cotidiano popular de comunidades brasileiras em relação à paisagem em que vivem, e exaltam o trabalho popular como fonte de origem da cultura. Curadoria de Gabriel Gutierrez..

Ministério da Cultura, Vale e Centro Cultural Vale Maranhão apresentam Renunciar / Mobi. A mostra inédita apresenta um panorama sobre o trabalho do fotógrafo maranhense Mobi. São 300 fotos que documentam a cidade de São Luís dos anos 70 aos 2000, partindo de três linhas narrativas: a cidade oficial, a cidade marginal e os agentes populares que habitam e transformam os espaços urbanos. A exposição conta ainda com um documentário inédito dirigido pelo cineasta Beto Matuck. A curadoria é de Gabriel Gutierrez.