POR JONNY FIGUEIREDO – Esporte Amador – Jornal Pequeno
A prática de exercícios regulares é extremamente benéfica para a saúde do ser humano. A atividade física traz adaptações orgânicas, cardiovasculares e muscoloesqueléticas capazes de reduzir a mortalidade e impedir a evolução de algumas patologias. As partidas de tênis, handebol, vôlei, futebol e outras modalidades esportivas, dos fins de semana, se tornam verdadeiros momentos de psicoterapia.
Torna-se importante para a sociabilidade, em pares ou grupos de atletas que se tornam amigos. Dessa forma, reduzem o isolamento social que eventualmente existe em algumas pessoas. Outros efeitos psicológicos aparecem, como aumento da autoestima, alívio mais efetivo do stress e mudança da auto imagem, que melhora incrivelmente até entre os mais tímidos.
O professor de educação física Alexandre Magno Pereira Muniz é um exemplo de superação encontrada no esporte. Durante um certo momento da sua carreira sentiu stress, desanimo e, consequentemente, sem força para superar, perdeu o prazer pelo esporte e resolveu parar. Angústia, frustração, ansiedade. Muitos foram os fatores que contribuíram para sua decisão de abandonar aquilo que era o combustível para uma vida vitoriosa e acima de tudo saudável.
Longe das quadras, com o afastamento das práticas esportivas e por não poder realizar suas atividades profissionais, a ansiedade aumentou, dificultando ainda mais a execução de algumas funções básicas do seu dia-a-dia. Alinhando tratamento médico com esporte, Alexandre Muniz reconectou sua mente ao corpo e renasceu para rescrever uma nova história em sua vida e servir de exemplo para outras pessoas.
“Acredito que cada ser humano é um universo dentro de outro universo. O meu corpo e meu templo estavam se acabando. A minha mente já não se conectava mais com meu corpo e assim fui deixando de fazer muito do que eu gostava. O esporte é minha vida e durante 6 anos eu não conseguia mais “viver” o meu amor. Angústia, frustração, ansiedade foram páginas dentro dessa fase e história que agora estão se esvaindo e não fazendo parte mais do meu renascimento. Sim, hoje eu estou renascendo, consegui voltar a sentir amor em praticar os esportes que eu amo e o esporte que eu decidi dedicar a minha vida. Obrigado Deus, por me fortalecer e me fazer entender que tudo na vida é válido. Hoje volto cheio de vontade para prosseguir minha vocação”, destacou Alexandre Muniz.

Hoje o professor Alexandre Muniz retornou as suas atividades profissionais, atuando como um dos mais competentes técnico de handebol e personal, assim como voltou em alto nível a praticar o handebol. No último fim de semana, jogando pela equipe Tiozões HC, conquistou com o vice campeonato da Copa Maranhão Master, pela Categoria 30+.
“Acredito que sirva de exemplo para muitas outras pessoas que passam pela mesma situação que passei. Pratiquei diversas atividades durante toda minha vida e agora estou em uma nova fase. Considerei essa competição como um retorno a escrever uma nova história”, finalizou Alexandre Muniz.

