20/01/2026

Parque da Juçara abre para atividades aos finais de semana

Parque da Juçara, no Maracanã, possam iniciar as atividades no espaço antes do tradicional período da Festa da Juçara. Após várias reuniões, ficou decidido que as barracas passarão a funcionar, este ano, a partir do dia 3 de junho.

A data escolhida antecede o arraial do Parque da Juçara, que está marcado para ser iniciado dia 16 de junho, indo até 2 de julho. De acordo com o presidente da Agem, Leônidas Araújo, a ideia é dar início a um conjunto de ações no sentido de criar um calendário anual de atividades no local. “Percebemos que há muito potencial no Parque da Juçara, de forma que este espaço possa ser aberto ao público em caráter permanente”, afirmou.

Leônidas Araújo destaca que a ideia surgiu a partir de uma demanda do governador Carlos Brandão, que foi levada ao conhecimento dos permissionários. “Após algumas reuniões, eles concordaram com o projeto, haja vista que irá beneficiar a todos”, explicou.

Debate conjunto

Até chegar à definição de uma data para início, o projeto de calendário anual foi apresentado a todos os permissionários das barracas. Em reuniões com pequenos grupos, a equipe de Serviço Social da Agem e o próprio presidente explicaram todas as ações que estavam sendo pensadas, bem como as possibilidades de desenvolver as atividades, bem como puderam conhecer as sugestões dos barraqueiros.

De acordo com a assistente social Enedileide Rabelo, a estratégia de reuniões segmentadas foi fundamental. “Tivemos encontros mais gerais e depois passamos a chamar pequenos grupos. Com isso tivemos maior possibilidade de ouvir as demandas e apresentar possíveis respostas, dentro das possibilidades do Governo do Estado”, justificou. Finalizada esta etapa, foi realizada mais uma reunião geral, quando foi tratado sobre a data de início.

Segundo a presidente da Associação, Mayara Marques, as expectativas dos permissionários com essa nova proposta de funcionamento são as melhores possíveis. “Lutamos muito tempo para que o parque fosse mais funcional, com calendário durante outras épocas do ano, além de outubro, quando ocorre a nossa famosa Festa da Juçara”.

Ela diz que os benefícios serão diretamente para a comunidade do Maracanã, mas também serão sentidos em São Luís como um todo. “Além da geração de emprego e renda, esse projeto do Governo do Estado é um fomento à cultura e ao turismo”, afirma.

Para Regilda Silva, que auxilia a mãe permissionária Ana Saraiva da Silva, os benefícios gerados pelos serviços que vêm sendo executados pelo Governo do Estado, por meio da Agem, já vêm sendo percebidos desde o final do período de fechamento devido à pandemia de COVID-19, período delicado em que o parque ficou fechado por dois anos. “Agora, com esse projeto de ações permanentes, será ainda melhor, pois iremos iniciar as atividades com outra visão, diferente da Festa da Juçara”, disse. Para ela, a instalação do posto policial é fundamental nesse processo. “Poderemos trabalhar com tranquilidade e isso também vai possibilitar que as pessoas se sintam seguras e venham para o parque”, diz.

O posto policial a que se refere Regilda Silva é o chamado Ponto-Base (PB), que foi possibilitado por meio de uma parceria com a Secretária de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP/MA).