Sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São, na manhã da quarta-feira, 19, homenageou com título de cidadão ludovicense, duas personalidades que contribuíram em suas diferentes funções para o desenvolvimento da cidade: Leonildo Peixoto Martins, proprietário do Bar do Léo, e a empresária Estelita Rodrigues Borralho, proprietária do restaurante ‘Base de Lenoca Beach’. A solenidade reuniu autoridades, representantes de entidades civis e convidados.
A sessão solene proposta pelo vereador Fábio Câmara (PMDB), foi aprovada pelo Legislativo Ludovicense em 2013, no primeiro ano da atual legislatura. O parlamentar declarou que se sente envaidecido por homenagear pessoas que se dedicaram à capital maranhense por muitos e muitos anos.
“São personalidades merecedoras de nossa admiração e respeito, que vieram de outros lugares e adotaram São Luís para viver, contribuindo muito para o desenvolvimento da nossa cidade. É uma homenagem à vida construída sobre o caráter ilibado, honradez e trabalho de cada um de vocês. Sinto emoção em compartilhar a oportunidade de agraciá-los, homenageando assim estes ilustres cidadãos que muito honram a nossa cidade”, frisou o peemedebista.
QUEM SÃO ELES?
“Eu não nasci em São Luís, mas já tinha a cidade no coração, hoje, eu posso dizer a vocês que eu também sou ludovicense com muito orgulho. É com muita alegria que recebo essa homenagem”, disse.
Dona Lenoca, como é mais conhecida, nasceu na cidade de Pinheiro (MA). Ela que é uma chef de cozinha muito conhecida na cidade, se especializou em frutos do mar, principalmente caranguejo. Inicialmente instalou seu restaurante nos bairros da Liberdade e Vila Palmeira, mais tarde no Centro de São Luís e atualmente na Avenida Litorânea. Lenoca chegou a ser outorgada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília, com a medalha Honra ao Mérito da Cultura. Seu estabelecimento comercial também é um dos locais que fazem parte do roteiro turístico da cidade por possuir os mais variados e saborosos pratos da cozinha maranhense.
“Esta honraria muito me comove e lisonjeia e reafirma o meu compromisso de continuar servindo, com toda garra, a esta maravilhosa cidade”, afirmou.
Texto: Isaias Rocha
____________________________
O primeiro módulo é de segurança, onde será estabelecido o grupamento da Polícia Ambiental Municipal. O segundo, denominado módulo de visitação, será composto de auditório, museu marítimo e naval, além de um Centro de Ciências do Mar, que será conveniado com instituições acadêmicas. O projeto também prevê que todas as instalações do parque terão energia eólica e solar.


