Nesta sexta-feira (18), será inaugurada pela FMRB a sala multimídia “Saraminda”, novo espaço do museu “Memorial José Sarney”, que coaduna com a modernização dos salões já existentes e contempla mudanças a fim de promover acessibilidade e integração entre os diferentes tipos de acervo.
A abertura da sala multimídia marca uma nova fase da instituição, com a inclusão de novos e modernos espaços, além de experiências imersivas que, através de recursos tecnológicos, despertam reflexões fundamentais sobre a história nacional.
Entre as novidades, está a repaginação do Salão da República, que apresenta uma exposição rica e detalhada em que o público revisitará as mais diversas transformações políticas e históricas do Brasil. Já o Salão das Nações reúne obras de arte, artefatos históricos e símbolos recebidos pelo ex-presidente José Sarney, refletindo o processo de restabelecimento da diplomacia brasileira após os 21 anos de regime militar.
Na sala Saraminda, serão apresentados documentários sobre diferentes aspectos da história do Brasil entrelaçados à vida do maranhense que conduziu a redemocratização do Brasil. Paralelo a isso, ao longo do memorial serão disponibilizados outros recursos tecnológicos, como tablets e fones de ouvido que apresentarão na íntegra documentos históricos, relatos inéditos do ex-presidente José Sarney, assim como discursos marcantes lidos pelo patrono da FMRB.
Dessa forma, o único acervo presidencial no Nordeste promoverá uma integração entre o passado e o presente, sob diferentes formatos promovendo uma experiência que, além multissensorial, é acessível.
SERVIÇO
O quê: FMRB inaugura sala multimídia “Saraminda”.
Quando: Nesta sexta-feira (18), às 16h.
Onde: Convento das Mercês – Rua da Palma, 502, Desterro.
