20/01/2026

CEUMAR ABRE TURNÊ NACIONAL EM SÃO LUÍS

Artista mineira abre turnê nacional em São Luís.
Um espetáculo especial que destaca a trajetória da compositora, cantora e violonista, suas parcerias e amizades ao longo de três décadas. Dias 25 e 26 de janeiro, no TAA, às 19h e 18h, respectivamente. Entrada franca. 
No show, Ceumar apresentará uma síntese de sua trajetória artística, que começou na noite de Belo Horizonte, em 1989, aos 20 anos de idade. Este projeto foi fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023.
Para celebrar seus 35 anos de carreira, a cantora estará acompanhada de um de seus parceiros musicais, o multi-instrumentista baiano Webster Santos, interpretando canções de seus oito álbuns, um repertório exuberante e luminoso. “É hora de festejarmos Ceumar, artista que soube fazer brotar em sua música aquilo que viu nascer nas terras altas da Mantiqueira: obrigado, Dindinha!”, afirma o músico, escritor e produtor cultural, Edson Natale.
Em São Luís o convidado especial será Josias Sobrinho, artista que Ceumar conheceu em São Paulo nos anos 90. Naquele encontro, na casa do conterrâneo Zeca Baleiro, Josias tocou várias de suas canções e Ceumar escolheu duas delas para compor o repertório do primeiro álbum: Rosa Maria e As Perigosas. Os dois vão se encontrar no palco para brindar esta amizade e a partilha de tantos anos.
Carreira: Ceumar começou a cantar e a tocar no Sul de Minas Gerais, aos 16 anos e em 1986 seguiu para a capital onde se dedicou ao violão clássico na Fundação de Educação Artística. Em 1995 aportou em São Paulo, onde conheceu diversos artistas de sua geração e em 1997 começou a criar seu primeiro álbum, Dindinha, que teve produção musical de Zeca Baleiro. Na primeira entrevista que concedeu na vida, em 1999, ao jornal Folha de São Paulo, para o jornalista Pedro Alexandre Sanches, foi descrita com o título “Ceumar parece coisa que não existe”.
Durante cinco anos, a cantora viveu em Amsterdam, Holanda, e se apresentou também em outros países como Bélgica, Itália, França, Portugal e Israel. Sua discografia é composta por Dindinha (1999), Sempre Viva (2003), Achou! (com Dante Ozzetti, 2006), Meu Nome (2009), Ceumar & Trio Live in Amsterdam (2010), Silencia (2014), Viola Perfumosa – Homenagem à Inezita Barroso (com Lui Coimbra e Paulo Freire, 2018) e Espiral (2019).
Serviço:
Show “Ceumar 35 Anos de Música”
Datas: 25 e 26 de janeiro (sábado e domingo)
Local: Teatro Arthur Azevedo
Endereço: R. do Sol, S/n – Centro, São Luís – MA, 65010-120
Horários: 19h e 18h, respectivamente
Ingressos: Gratuitos (Retirada no local 3h antes do espetáculo)
Classificação livre