13/11/2025

Mês da Consciência Negra: TV UFMA estreia série Dias de Luta nesta terça-feira, 18 de novembro

A TV UFMA apresentará Dias de Luta, uma série documental em alusão ao Mês da Consciência Negra. O primeiro episódio estreia nesta terça-feira, dia 18 de novembro, às 20h. O público poderá assistir à produção pela TV aberta (canal 16.1) e nas TVs por assinatura NET-Claro TV (canal 17), Sky (canal 316) e MAXX (canal 16), além do portal oficial da emissora: www.portalpadrao.ufma.br/tvufma. Composta por cinco episódios de 26 minutos, a série aprofunda a reflexão sobre datas que moldaram a história do Brasil. Da assinatura da Lei Áurea ao Dia do Samba, a produção independente goiana busca refletir sobre o significado de acontecimentos relevantes para a população negra brasileira.

A nova série oferece um panorama sobre diversos dias comemorativos e destaca a importância dessas datas para que a sociedade se lembre de acontecimentos marcantes da história do país — como batalhas, leis, aniversários e o contexto social do pós-pandemia de covid-19. Para analisar como esses fatos impactaram a vida da população negra no Brasil, a série apresenta depoimentos de convidados como o cineasta André Novais de Oliveira, a deputada federal Erika Hilton, o babalaô Ivanir dos Santos, a historiadora Keilla Vila Flor, a estilista Naya Violeta, a pesquisadora Nutyelly Cena, o produtor cultural Raphael Gustavo, entre outros. Idealizada por Gabriel Newton — que assina o roteiro e a direção dos documentários —, Dias de Luta foi realizada pela produtora Estratos Filmes, de Goiás.

O programa foi desenvolvido por meio do edital Prodav TVs Públicas. O primeiro episódio aborda o racismo no Brasil e as datas de 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O episódio propõe discutir como a percepção distorcida da história pode ser revisitada para promover uma comemoração mais alinhada aos valores da população negra brasileira.

O segundo episódio da série foca na data de 28 de setembro, Dia da Lei do Ventre Livre, para debater a representação do corpo da mulher negra na sociedade contemporânea. O terceiro episódio trata do 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O quarto aborda a celebração do Dia do Samba (2 de dezembro), e o último propõe uma reflexão sobre os desafios futuros enfrentados pela população negra brasileira nos novos tempos.

A produção é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio do edital Prodav TVs Públicas. Para mais informações, acesse aqui. 

Você na TV UFMA!

Nossos contatos: para falar com a TV UFMA, ligue: 98 3272 9104 (jornalismo), 98 3272 9108 (produção) e 98 3272 9100 (recepção). Sugestões de pautas e entrevistas podem ser enviadas pelo WhatsApp da TV UFMA: 98 98439-1615, ou pelos e-mails: redacao.tvufma@ufma.brproducao.tvufma@ufma.br.

Assista à TV UFMA: veja nossa programação na TV aberta (Canal 16.1) e nas TVs por assinatura NET/Claro TV (Canal 17), Sky (Canal 316), MAXX (Canal 16), pelo site da emissora: www.portalpadrao.ufma.br/tvufma, no YouTube: https://www.youtube.com/@tvufma e ainda nas plataformas digitais Eduplay (https://eduplay.rnp.br ) e ABTUplay (www.abtu.org.br).

Agende visitas na TV UFMA: para agendar visitas de sua escola, cursos profissionalizantes, empresa, entidade de classe, associação de moradores, ONGs e sindicatos, ligue para o WhatsApp da TV UFMA: 98 98439-1615 ou para o telefone direto 98 3272 9100 (recepção).