Já é carnaval, cidade! Com o tema ‘O Imparcial 100 anos, a Pauta!”, o Bloco da Imprensa 2026 inicia a sua primeira concentração deste ano, neste sábado, 24, a partir das 19h, no Lampiões Buteco, na Praça Antonio Lobo, no Centro histórico de São Luís, em frente a antiga Escola Modelo. As próximas concentrações acontecerão sempre aos sábados, nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, no mesmo local. Vista a sua fantasia, leve a sua alegria e divirta-se com toda a família!
Com patrocínio oficial do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) e apoio da imprensa maranhense impressa, eletrônica e digital, Laboratório de Ideias e Lampiões Buteco, o Bloco terá, a partir desta edição, a coordenação dos jornalistas Joel Jacintho e Samartony Martins. A primeira concentração será aberta com a apresentação do Bloco Tradicional Vinagreira Show, às 19h. Em seguida haverá shows com o Grupo de Samba Golpe do Baú (20h), Banda Confraria do Copo (21h) e Bateria Explosão da Turma do Quinto (22h).
Eu quero é todo mundo nesse carnaval – Para fechar com chave de ouro o primeiro dia de concentração, a atração convidada é a Banda Kayambá, que vai transformar, às 23h, o Bloco da Imprensa em um grande baile de carnaval, com marchinhas, samba enredos e sucessos do carnaval de todos os tempos. A coordenação informou ainda que, em 2027, o Bloco vai celebrar 30 anos de folia nas ruas, becos, praças e avenidas da capital maranhense com muitas novidades.
Foi um carnaval que passou – O Bloco da Imprensa é uma continuidade de um trabalho iniciado na década de 80 pelo publicitário Ray Santos (in memorian), que realizava o Baile da Imprensa, na sede do antigo Clube Casino Maranhense. Em 1997, os amigos jornalistas Francília Cutrim, Selma Figueiredo, Flora Dolores, Rosário Costa, Margareth Margô, Paulo Washington, Félix Alberto, entre outros, criaram o ‘Bloco do Imprensa’, que se reunia aos sábados do pré-carnaval em áreas do circuito do carnaval de rua do Centro histórico e Litorânea.
De 2009 a 2024, o agora ‘Bloco da Imprensa’, ficou sob a direção dos comunicadores Joel Jacintho e Célio Sérgio. As criações das logomarcas e publicidades do Bloco da Imprensa são assinadas pelo design e poeta Caoca Cruz e os temas anuais são de autoria do jornalista e design Célio Sérgio. O Imparcial completa 100 anos, em 2026, e é jornal mais antigo em circulação no Maranhão. Durante as três concentrações a direção do Bloco homenageará jornalistas da história de O Imparcial.

