23/06/2026

Cantor e compositor César Nascimento gravará audiovisual da canção Ilha Magnética, neste domingo, 28, no tradicional Samba da Formosa, no Centro histórico de São Luís. Imperdível!

São Luís – Um dos maiores nomes da música maranhense, César Nascimento viverá um momento especial neste domingo (28), a partir das 13h, durante o tradicional Samba das Formosa, no Centro Histórico de São Luís. O cantor e compositor fará a gravação do audiovisual da canção “Ilha Magnética”, uma obra que celebra a identidade cultural, as belezas e a singularidade da capital maranhense.

A apresentação promete ser um dos destaques da temporada junina deste ano. De forma inédita, César Nascimento cantará do alto da janela de um casarão localizado na Rua Afonso Pena, antiga Rua Formosa, uma das vias mais emblemáticas do Centro Histórico. O cenário histórico servirá de palco para um espetáculo que deve reunir moradores, visitantes e turistas que circulam pela região neste período de intensas manifestações culturais.

Para tornar a ocasião ainda mais marcante, o artista dividirá a cena com os chamados Tenores da Ilha, representantes da força e da tradição do bumba meu boi maranhense. Participarão da gravação os cantadores Ribinha, do Boi de Maracanã, Chagas, do Boi de Ribamar, e Marcos, do Boi da Maioba, três vozes consagradas que ajudam a preservar e fortalecer uma das mais importantes expressões culturais do Maranhão.

A gravação integra o projeto Sacada Cultural, iniciativa do produtor de eventos Ricardo Pororoca, que vem promovendo novas formas de ocupação dos espaços históricos da cidade por meio da arte e da cultura. A proposta é aproximar o público do patrimônio arquitetônico e cultural de São Luís, criando experiências que unem tradição, contemporaneidade e valorização da identidade local.

Com uma trajetória consolidada e marcada pela defesa das raízes culturais maranhenses, César Nascimento construiu ao longo de décadas uma obra reconhecida pela mistura de ritmos, pela poesia e pelo forte vínculo com a cultura popular do estado. A escolha de “Ilha Magnética” para a gravação do audiovisual reforça essa conexão, traduzindo em música o sentimento de pertencimento e admiração por São Luís, cidade reconhecida por seu rico patrimônio histórico, suas tradições populares e sua diversidade cultural.

Ao reunir diferentes gerações e expressões artísticas em um mesmo cenário, a produção promete registrar um momento histórico para a música maranhense, celebrando a riqueza cultural da Ilha e fortalecendo a valorização das manifestações que fazem do Maranhão uma referência cultural no Brasil.