CARNAVAL 2013 – EDITAL
A Sociedade Recreativa Favela do Samba com o objetivo de divulgar temporada carnavalesca de 2013 está lançando o concurso para escolha do samba-enredo para 2013, cujo tema é inspirado na história da cidade de São Luís, cujo título denomina-se “Abram as Cortinas: Favela, o espetáculo é você”. O presente concurso será regido pelo seguinte Regulamento:
CONCORRENTES
1 – Poderão participar do concurso para escolha do Samba-enredo da Sociedade Recreativa Favela do Samba, para a temporada 2013, qualquer cidadão brasileiro ou não, residente ou não, no Maranhão, que se ache em condições de compor o ritmo samba.
Parágrafo Único: Fica vedada a participação no concurso de integrantes da Diretoria da Favela do Samba, do seu Mestre de Bateria, facultando-se aos intérpretes o direito de participar do concurso como compositor mas sem poder defender o samba de sua autoria, podendo as pessoas impedidas neste Parágrafo Único, compor a Comissão Julgadora do Concurso em apreço, exceto os que estiverem concorrendo.
2 – Os concorrentes deverão comprovar sua naturalidade e nacionalidade, assim como endereço residencial.
TEMA E INSCRIÇÃO
3 – Os sambas concorrentes deverão ser inscritos em português, com letra inédita e baseada no enredo proposto: “Abram as Cortinas: Favela, o espetáculo é você”.
4 – A letra do samba, juntamente, com a melodia deverão ser entregues em 5 vias digitadas/datilografadas, e em CD, pen driver e/ou DVD para avaliação da Comissão de Avaliação.
5 – As inscrições serão feitas na sede da escola, às segundas-feiras, no horário das 19 às 22 horas, ou no Departamento de Assuntos Culturais da PROEX/UFMA, na Rua Grande, 782 – Centro, no horário das 8 às 12 horas, de segunda a sexta, no período de 01 a 16 de novembro de 2012.
6 – Feita a inscrição no concurso, não será permitida a mudança da letra do samba (ou parte dela). Isso só será possível com o samba vencedor, caso a direção de carnaval requeira, baseada em ajustes ao enredo e/ou correção de linguagem, dados históricos e mitologicos, etc.
7 – O(s) autor(es) do(s) samba inscrito deverá(ão) fornecer no ato da inscrição, autorização à Sociedade Recreativa Favela do Samba para execução do mesmo no concurso em apreço e em qualquer atividade da escola, nos termos da Lei 9.610/98, evitando-se assim cobranças de taxas, previstas em Lei, pelo ECAD ou outra organização que atua no país para cobrar direito autoral e de execução.
JULGAMENTO
8 – A escolha do samba-enredo será através de concurso público, divulgado amplamente na imprensa local e regional, devendo ser feita, ainda, ensaios gerais e audições eliminatórias, caso seja necessário, até chegar a escolha final.
9 – O julgamento oficial do samba será de responsabilidade da Diretoria da Favela do Samba, que indicará os membros da comissão julgadora, devendo ter um mínino de cinco e um máximo de quinze membros.
10 – Nas eliminatórias e na sessão final do concurso serão julgados apenas dois itens: Letra e Melodia, devendo-se ser atribuídas notas de 5 a 8 para o item Letra e de 5 a 10 para o item Melodia, permitindo-se o fracionamento da nota por apenas meio ponto. Exemplo: 5 ou 5,5; 6 ou 6,5; 7 ou 7,5; e 8 para o item Letra; 5 ou 5,5; 6 ou 6,5; 7 ou 7,5; 8 ou 8,5; 9 ou 9,5; e 10 para o item Melodia;
Parágrafo Único – Em caso de empate, o samba vencedor ou selecionado (nas eliminatórias) será aquele que obtiver a maior nota no item Melodia. Portanto a nota final de cada membro da comissão julgadora será a soma das notas atribuídas aos itens Letra e Melodia, obedecendo-se o teto máximo previsto neste Regulamento.
PREMIAÇÃO
11 – A Favela do Samba concederá certificado de participação a todos os compositores que participarem do concurso.
12 – Ao vencedor do concurso será atribuído o prêmio em moeda corrente no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) e mais o troféu Lira de Ouro.
13 – O samba vencedor será gravado pela escola para divulgação do seu projeto carnavalesco de 2013, ficando os direitos autorais cedidos à escola promotora para essa temporada e os anos subsequentes.
OUTRAS DISPOSIÇÕES
14 – A gravação do samba vencedor assim como a marcação definitiva da melodia será definida pelos intérpretes oficiais, o mestre de bateria e a diretoria da escola, devendo ser obedecida a base dos autores do samba.
15 – Os casos omissos serão resolvidos pela diretoria da Favela do Samba.
São Luís(MA), 25 de outubro de 2012.
DE ACORDO: ________________________________________________________
Assinatura do autor
Nome:______________________________________________________________
RG:____________________________ CPF: ________________________________
End:________________________________________________________________
Cidade:_________________________ Estado:_________ CEP: ________________
Fone(s):_____________________________________________________________
E-mail:______________________________________________________________
Enredo: “ABRAM AS CORTINAS: FAVELA, O ESPETÁCULO É VOCÊ!”
Por Pedro Padilha
É madrugada! Os fogos explodem no ar; tocam os clarins, rufam os tambores, abrem-se as cortinas, o público entra em rebuliço, o majestoso espetáculo vai começar. A Diva do Carnaval vai se apresentar. Aplausos para Ela, A Favela vai passar!!!
No Palco da Passarela, vai mostrar o singelo amor que começou há 62 anos, mas, foi somente com as “benções dos Orixás” que seu talento explodiu, e sua fama se espalhou além das fronteiras do Sacavém. Irreverente e polêmica, com críticas sociais, caricaturas nacionais, defensoras dos direitos das minorias, tornando-se madrinha da Classe Gay, continuou sua difícil caminhada, e apenas quando se deixou enganar, gostou e se transformou na “sinhazinha encantada”, na “linda Normalista” da Praça Deodoro.
Assim, adulta e respeitada, tornou-se Estrela da grandeza de outras divas, maravilhosas rivais das passarelas: Quinto e Flor. Mas, sua trajetória estava traçada a ser a sirius do carnaval, a estrela maior de espetáculos com “Cores e Sons Tropicais”, enfrentou com força os desafios, porque sua esperança nunca cai, apesar de ter sido balançada. Trafegou nas ondas do rádio de A – Z, se aventurou no escurinho do Cinema e acabou sendo a musa da internet na grande Odisséia do Carnaval.
Com status de grande estrela, deu-se ao luxo de fazer apenas histórias que lhe gratificasse a alma, e tornou-se um mito, foi à rainha das ervas medicinais, uma deusa negra dos “Seios de Ouro” nas Terras do Mapa, conquistou o mundo com o mistério dos seus temperos, provocou rebeldias mil, como toda estrela, ditando modas e costumes, e voltou as braços do povo conquistando o prêmio máximo na ousadia de Sousândrade.
Daí o Mundo do carnaval quedou-se ao seu glamour. Imponente, majestosa e soberana, o sucesso foi sua companhia na suas maravilhosas viagens: do reino da Mãe África a moradas dos deuses da música, nas travessias por mares nunca antes navegados, na sua audácia de ficar a sua bandeira, aos pés do cavalo de São Jorge e flutuar de volta apenas na bandeira de Cesar e pousar no Sacavém na grande festança do boi, depois se contemplar no espelho da imaginação e dizer orgulhosa para se mesma, “sou a menina dos olhos do mundo”.
Mas, recorda-se e olhar para trás e agradecer, e ver que nada disso teria acontecido, que sua trajetória não teria essa glória toda, se nos seus bastidores, não houvesse, roteiristas maravilhosos, diretores de talento, camareiros incansáveis; aqueles que com coragem, bravura, dando a cara a tapas, sem temer nada; não criassem suas histórias, seus cenários, seus figurinos, suas Iluminações, muitas vezes tirando do bolso para bancá-las… e sobretudo ao seu público, que lhe ama, que lhe respeita, que não há atraso ou chuvas, que os fizessem se afastar do palco, por que quando a “Diva” passa, todos estão a lhe esperar, com a certeza de mais um espetáculo, pois sabem que com ela o show não pode parar!!! BRAVO FAVELA !!!
CALENDÁRIO DO CONCURSO DO SAMBA ENREDO
Inscrições para o Concurso de Samba Enredo: 01 a 16 de novembro – entregar CD com gravação, CD ou Pen Drive com letra do samba, 05 cópias da letra e ficha de inscrição assinada pelo(s) autor(es).
Apresentação dos sambas concorrentes: 25 de novembro, das 19 as 23horas na sede da Favela.
Eliminatória: 02 e 09 de dezembro, na sede da Favela.
Final do concurso: 16 de dezembro, na sede da Favela

