
Vandico, da Turma do Vandico, comanda o samba no Casarão sem Telhado hoje a partir das 13h
SÃO LUÍS – Para marcar o Dia Municipal do Samba, celebrado hoje – 12 de outubro – grupos da capital farão eventos para ressaltar a data que integra o calendário da cidade desde o ano passado, quando a lei foi aprovada. O grupo As Brasileirinhas farão, a partir do meio dia, uma roda de bambas no Espaço Funfarra (Turú), na qual receberão nomes do samba maranhense. Já a Turma do Vandico se reúne a partir das 13h, em mais uma edição do Samba sem Telhado (Praia Grande).
Fundado há 26 anos, o grupo As Brasileirinhas é formado por Helô Santana (voz principal); Rose Carrenho (percussão); Noely Moura (surdo); Lia Lobato (cavaquinho) e ainda Eline Cunha e Hiane Pimentinha, que integram a banda base do grupo.
A roda de samba terá como convidados Chris Santana, da Soul Samba; Quirino; Cacá Maranhão; Fernando Max; e Sindicato do Samba. “Por ser em formato de roda de samba, todos estes que são representantes do samba maranhense, estarão conosco, brindando e cantando sucessos de sambistas locais e nacionais”, pontua Helô Santana.
No repertório, além de composições de artistas maranhenses, o grupo apresentará sucessos conhecidos nas vozes de Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione, entre outros.
Feijoada
Outro grupo que também celebra com muita música e feijoada o Dia Municipal do Samba é a Turma do Vandico, com mais uma edição do projeto Samba sem Telhado. O evento reúne amigos que prometem uma trilha sonora pela qual desfilarão nomes do samba nacional e maranhense no legítimo samba de raiz. “A festa serve para reverenciar o samba do Maranhão, em uma data especial para nós que somos adeptos do ritmo”, diz Vandico que terá muitos convidados como os bambas do Regional Luar do Sertão e os sambistas Edinho Neto, Neto Peperi, Nivaldo Santos, Isaac Barros, Zeca do Cavaco e Juca do Cavaco, Adriano Passos e outros.
Pelo repertório da Turma do Vandico desfilam nomes de maranhenses como Oberdan Oliveira, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha, César Teixeira, Josias Sobrinho, Patativa, Antonio Vieira e Chico Maranhão. Não ficam de fora os bambas Noel Rosa, Cartola, Martinho da Vila, João Nogueira, Paulinho da Viola, entre outros.
Saiba Mais
O dia 12 de outubro foi escolhido por meio de lei proposta pelo vereador Marcial Lima em 2017. A data foi escolhida como o Dia Municipal do Samba como uma forma de homenagear o ritmo, seus apreciadores e faz referência ao aniversário de nascimento do sambista e compositor Cristóvão Alô Brasil, já falecido.
Serviço
O quê
Show dos grupos As Brasileirinhas e Turma do Vandico pelo Dia Municipal do Samba
Quando
Hoje, respectivamente ao meio dia e às 13h
Onde
Respectivamente no Espaço Funfarra (Turú) e na Rua do Giz, 161, Praia Grande
Ingresso
R$ 10,00 – Couvert de As Brasileirinhas
R$ 20,00 – Feijoada do Samba sem Telhado
