Barbosa de Godóis Handebol – BGH foi campeão da Copa Jota Alves de handebol juvenil masculino e feminino, no último sábado (09), no Ginásio do Ipem. Organizada pela Federação Maranhense de Handebol – FMAH, a competição teve a participação de seis equipes no masculino e cinco no feminino.
A primeira final foi entre a equipe BGH A, composta por atletas juvenis até 18 anos, e o BGH B, de atletas cadetes até 16 anos. A primeira venceu a final e a segunda ficou como vice, em um placar de 29 a 17. Já a final do feminino, foi emocionante. O BGH venceu a Associação Esportiva São Francisco (AESF) na final, após empatar no jogo normal, de 22 a 22, na prorrogação, com dois tempos de cinco minutos, indo para a decisão nos tiros de sete metros. Cada equipe teria direito a três tiros de sete metros em que seriam batidos de forma alternada.
O primeiro deles foi batido pelo BGH por Lucirlândia Santos, a artilheira do Campeonato Brasileiro de Handebol 2018, e esta converteu para seu time. O outro foi batido pela atleta Andressa da AESF, defendido pela goleira do Barbosa de Godóis Handebol, Mayanne Amaral. Emily Diniz bateu outro sete metros do BGH e também convertido pro time, colocando a vantagem de 2 X 0 para o Barbosa. A atleta Pepé da AESF bateu o sete metros seguinte e jogou pra fora do gol e com esse erro o BGH juvenil feminino venceu a decisão da Copa Jota Alves de 2 a 0 na cobrança de sete metros após 22 X 22 no tempo normal e prorrogação. Esse foi o 34° título de 2018 e o de 278° desde de sua fundação em 2009. Agora a equipe Masculina Escolar se prepara para os jogos Escolares da Juventude em Natal, Fase Nacional, com viagem para dia 20 de novembro junto com o infantil masculino.
Patrocínio
O técnico e diretor do BGH, Eduardo Telles, frisou que o apoio da Cemar, por meio da Lei de incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Maranhão, é fundamental para tornar possível o treino desses jovens por profissionais qualificados, e de fortes parceiros como Uninassau; Time Consultoria, Projetos, Eventos; Nosso Canto; além do apoio de Pedro Lucas Fernandes; Felipe Camarão; Weverton Rocha; Kleber Tratorzão; Marcio Honaiser e Venina Frasão.

