
Criativa, autêntica, espontânea, colorida e pueril. A mais pura expressão da arte naif, oriunda do interior do Maranhão. A exposição ‘São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!’, do artista visual autodidata Claudiomir Costa Viégas, será aberta ao público no dia 17 desse mês, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782. Centro), em São Luís/MA. São 31 desenhos coloridos e figurativos em tamanho A3.
Claudiomir Viégas tem mais de 30 anos. Maranhense de Oitíua/Alcântara, lavrador, pescador e arrimo de família, mesmo, diante dos limites culturais e das dificuldades do dia a dia, o artista encontra tempo para produzir a sua arte singular. Com estudos até o segundo ano do ensino fundamental e sem educação artística formal, Viégas vem produzindo trabalhos com traços típicos do da pintura naif – arte ingênua, sem a presença de padrões acadêmicos de concepção artística -, onde transmite seus sentimentos, emoções e sua percepção idealizada sobre as cidades de Alcântara e São Luís.
“Por meio dessa exposição, a Ufma está apoiando e incentivando o artista a avançar em sua trajetória nas artes plásticas”, disse o curador da mostra, José Maria Eça de Queiroz. Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a exposição abre a programação de artes visuais da instituição em 2019.
A exposição é uma oportunidade única para o público maranhense ter acesso a arte naif. Um produto artístico que atrai olhares das mais importantes galerias de arte nacionais e internacionais. A mostra tem apoio da Fundação Sousândrade, Universidade Fm, TV Ufma e Ascom/Ufma. Os desenhos serão comercializados por apenas R$ 40,00 (quarenta reais), cada. Saiba mais: www.cultura.ufma.br
