
Ele vai comandar a Corte Momesca e terá a missão de levar alegria para os bailes, blocos e desfiles durante o Carnaval 2019 em São Luís.
SÃO LUÍS – Ele é gigante: 1,89 de altura e pesa 143 kg. Alegre, educado e muito tranquilo, o empresário do ramo de festas Diego Massette, 32 anos, é marinheiro de primeira viagem no banquete da folia momesca de São Luís. Eleito Rei Momo no último fim de semana, durante disputa acirrada no Largo do Desterro, o pernambucano conquistou a simpatia dos jurados ao mostrar muito samba no pé e alegria no coração.
Ao todo, 15 candidatos inscreveram-se ao concurso organizado pela Prefeitura e Diego Massete conta que nem acreditou na vitória. “É muita felicidade. Foi uma alegria incomensurável. Agora, vou caprichar para mostrar muita descontração e samba no pé. E levarei uma mensagem de responsabilidade”.

Diego quer fazer bonito na programação que terá de cumprir a partir de agora. No dia 1º de março, ele receberá, simbolicamente, a chave da cidade das mãos do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Estou na expectativa e bastante tranquilo, pois sei que corresponderei ao posto a mim confiado. Estou acostumado a pegar no pesado e a ficar de pé por várias horas, já que trabalho com fabricação e entrega de salgados para festas. Na folia, então, será um grande prazer”, afirma.
SAIBA MAIS
Origem da tradição
O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.
Como é o rei Momo atual
O rei Momo deve ser uma pessoa que goste muito de carnaval e de preferência gordo. Deve ser animado, pois é ele quem vai animar e comandar as festas de carnaval. O rei Momo deve ser também simpático, brincalhão, divertido e bem-humorado.
Em algumas cidades existe uma tradição em que o prefeito entrega a chave da cidade para o rei Momo. Desta forma, simbolicamente, o rei Momo governa a cidade nos quatro dias de folia.
Como é escolhido
Atualmente, cada cidade, em que há carnaval organizado, escolhe um rei Momo através de eleições festivas (votam pessoas ligadas à organização do carnaval).
