20/01/2026

Poemas sobre a cidade de São Luís

 A imagem pode conter: textoCelso Borges relança hoje, às 19h, no sebo do Chico Discos, o livro “O futuro tem o coração antigo”, escrito em 2013

É hoje a noite de autógrafos para relançamento do livro “O futuro tem o coração antigo”, de autoria do poeta Celso Borges, às 19h, no sebo do Chico Discos (Rua dos Afogados), nova espaço para literatura no centro da cidade. No local, além da comercialização de livros e discos, funcionará o Café Livre. O evento terá ainda uma leitura com poemas de Borges e de outros poetas maranhenses.

Reflexões

Sobre a imagem de uma cidade em que e misturam passado, presente e futuro, Celso Borges escreveu, entre 2011 e 2012, cerca de 70 poemas curtos em que desnuda o impacto que a cidade teve em sua alma depois que voltou a morar em São Luís. É que Borges viveu entre 1989 e 2009 em São Paulo, onde lançou quatro livros de poemas.

A primeira edição de “O futuro tem o coração antigo” é de 2013. As fotografias do livro foram todas realizadas por alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), utilizando a técnica Pin Hole (em que a imagem é captada por meio de um furo numa lata), sob a coordenação do professor Eduardo Cordeiro.

Numa resposta ao tempo nervoso das câmeras digitais, o poeta apresenta uma cidade em preto e branco, inventada, coberta de cinzas e pó, que caminha em direção à luz. O projeto gráfico é da paulistana Luiza de Carli.

“Estou muito feliz em poder relançar este trabalho que fala sobre a cidade num espaço novo e de alma livre, que fica no centro de São Luís. O Chico Discos tem um valor de afeto e de encontro, que fala diretamente com aquilo que sinto e acredito”, afirma o poeta.

Serviço

O quê

Relançamento de “O futuro tem o coração antigo”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Sebo do Chico Discos (Rua dos Afogados)

Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.