
Editorial do Caderno JP TURISMO
Já com uma experiência de mais de 20 anos, neste suplemento semanário, acompanhando o cotidiano da nossa vida cultural, notadamente da popular, em que transformamos em matérias e artigos de opinião onde é que o calo mais aperta, há uma luz no fim do túnel, melhoramos a olhos vistos, o sucesso coletivo foi deixado em banho-maria, estão nos empurrando com a barriga, e estamos no caminho certo, e aí o Maranhão tem tudo para ser mais beneficiado no setor, já chegamos a sugerir que a Festa Junina, em São Luís, começasse no dia primeiro do mês. Parece-nos que não nos faltam razão, tampouco centenas de brincadeiras lindas e cintilantes. Se os órgãos culturais não levaram em conta ainda esta nossa proposição, crescendo o nosso mais movimentado e bonito folguedo para 30 dias inteiriços, quando menos aumentaram a folgança, com suas muitas atrações em mais uma semana, sem sombra de dúvida, tempo com suficiência, inclusive, para ajudar o turismo, na consideração de que estamos em julho, mês de férias e temporada por excelência para o receptivo.
Assim, o Arraial do Ipem foi prorrogado por mais uma semana após o final do período junino. Durante os dias da semana, vários grupos de bumba-meu-boi, forró e cacuriá já se apresentaram e farão apresentações no local que tem atraído centenas de pessoas, dentre nativos e. visitantes de diversas partes do Brasil. Conferimos que na segunda-feira (1º), as bandas de Forró Pé de Moleque, Thaís Moreno, Engenho do Forró, Forró Encaixotado movimentaram o público. Além das bandas, aplaudimos o Boi Mocidade de Rosário (orquestra), União da Baixada e Boi de Santa Fé (ambos sotaque de Pindaré) e a Companhia Barrica.
Ali, onde foi simbolizado com uma bela arte, o Centro Histórico de São Luís, a folgança vai ficar mais eletrizante e colorida com mais cordões juninos, nesta sexta-feira e no sábado, igualmente, estrelas de primeira grandeza, na constelação cultural maranhense, como: Boi de Maracanã, Boi da Maioba, Boi de Axixá, Boi Pirilampo, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Apolônio, etc. No Ceprama, até 22 de julho, a taboca vai rachar, com as brincadeiras chamadas pela programação festiva da Cemar.
Já pensaram se tudo de bom começasse desde o 1.º de junho? Tínhamos tudo para dizer e mostrar ao Brasil que é aqui que se faz o melhor, mais animado e bonito São João do Mundo!

