20/01/2026

Ritual de morte do Boi de Santa Fé

Manifestação cultural oriunda da Baixada Maranhense fundada há mais de três décadas, realiza mais um ritual de morte com programação diversificada neste final de semana


A manifestação cultural mais forte do Maranhão, o bumba meu boi, possui um ciclo próprio composto de ensaios, o nascimento (ou renascimento) e o batismo “de um novo boi”, apresentações públicas e um ritual de “morte”, para então ressurgir no próximo ano. E este ritual de morte que o Boi de Santa Fé, considerado um dos grupos de bumba meu boi mais tradicionais do estado, realiza neste final de semana em sua sede, localizada no Bairro de Fátima.
Para o ritual de morte que acontece neste domingo (1º) a partir das 14h acontece a apresentação do Tambor de Crioula Santa Fé e às 17h a apresentação do Boi da Fé em Deus, seguido do cortejo onde o boi vai estar guarnicendo na Rua 10, no final do ponto de ônibus saindo pela rua principal, seguindo pela Rua 15 até a sede do boi onde ocorre o ritual de morte. Na segunda-feira (2º) acontece a quebra do mourão com a distribuição de bolos finalizando o ritual da morte do boi.

Sobre o Boi de Santa Fé
O Boi de Santa Fé foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer, e seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís na década de 50, trazendo para o Bairro de Fátima suas batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens.
O sotaque da Baixada é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é a Cazumba, mistura de homem e bicho, que traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (queixo) e cabeças esculpidas, cada vez mais elevadas (as caretas).
O Boi de Santa Fé reúne um conjunto de cazumbas (que chega a reunir 40 integrantes), que são embaladas com as toadas de Zé Olhinho. O esplendor visual de suas apresentações são algumas das joias do Santa Fé, ao lado de seu conjunto de percussionistas e brincantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.