20/01/2026

A Guerra e as Mulheres!! (*)

Eu queria expressar leveza e amorosidade, nessa aproximidade do dia Internacional da Mulher. Mas é impossivel!!

Uma guerra não é bom pra ninguém. E ser contra a guerra é fundamental! Essa tensão entre a Ucrânia e os Russos não é de hoje. O território que hoje é Ucraniano chegou a ser parte do Império Russo e depois em 1919 uma República da União Soviética. E é claro que a crise mais recente estourou pós anexação da Criméia, então território Ucraniano, pela Rússia em 2014. E os conflitos na fronteira leste da Ucrânia deixaram mais de 14 mil mortos.

E acredito que além dos conflitos econômicos existem o social e cultural. E o que dizer da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAM, com esses países? USA, Reino Unido, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Itália…….e mais entrada de Alemanha, Espanha, Estônia.Lituania, Hungria, Polonia….etc.Mas a Ucrânia tem interesse em fazer parte dessa enorme.potencia da OTAM.

Muitos desses países com índices altíssimo de mulheres violadas de todas as formas. E nesse auge surge um tal Deputado Artur do Val do podemos. E ele pensa que pode! ah..ah!! vindo não só com o desrespeito à mulher, violação profundas à questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. Me pergunto quantas mulheres o mesmo Deputado já.violou? Quantas já não foram desrespeitadas por ele no Parlamento? A quem a.guerra interessa e a.sua continuidade? Sabemos a quem!?

E que as fileiras das mulheres cresçam em todo mundo pra banir toda e qualquer espécie de homens vil estando ou não no poder, pra que as mesmas não sejam violada a moralmente e fisicamente.O Maranhão nos últimos dois anos registrou mais de 100 mulheres vítimas de feminicídio.

Mulheres Maranhenses e de.todo o mundo! Avante!
Viva todos os dias nós Mulheres!!

(*) Meire Rabello – Administradora, Educadora Popular, e de Comunidade da Matriz Africana

Mulheres das Palmeiras!!

Quebra dia e noite,
com machados,
que range em,
seus dedos,
o corte em fileiras,
em que diz,
A comida a água
e o Amor,
E assim jorra o sangue,
No chão,
De Mulheres Palmeiras,
Que lamentam
O machado em sua
Carne dilacerada.
Oh!! Mulheres…
Maria, Margarida, Jacintas,
Dandara, Margarida, Benguela, Anastácia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.