15/11/2025

“Arapongagem criminosa” alegada por Jerry só pode ser fruto de descontrole emocional ou tentativa de criar falsa narrativa

Só se pode atribuir a um completo descontrole emocional ou a uma tentativa de criar uma falsa narrativa um release distribuído pela assessoria do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), na noite desta terça-feira, 21.

“Márcio Jerry denuncia
‘arapongagem criminosa’ e diz que governador Brandão traiu o povo do Maranhão”, disparou a assessoria do parlamentar.

“O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) denunciou, na noite desta terça-feira, 21, o que classificou como uma ‘arapongagem criminosa’ no Maranhão. O pronunciamento foi feito após o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) divulgar, na Assembleia Legislativa, áudios editados que buscariam imputar falsamente crime de ameaça ao governador Carlos Brandão (PSB). As suspeitas de gravações clandestinas, que circulam há mais de uma semana, ganharam novos contornos após a fala de Yglésio. Os áudios envolvem Márcio Jerry, o deputado Rubens Júnior (PT-MA) e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Diego Galdino”, diz trecho do texto distribuído à imprensa.

Arapongagem? Márcio Jerry utiliza a expressão arapongagem de forma equivocada, para não dizer maldosa. Arapongagem é um termo usado para espionagem ilegal e escutas telefônicas. O que o deputado Yglesio Moisés mostrou na Assembleia Legislativa foram gravações feitas com falas muito graves dos deputados Márcio Jerry, Rubens Júnior. Em nenhum momento se tratou de escutas telefônicas, muito menos espionagens ilegais. Gravar falas em conversas de WhatsApp não constitui crime, nem qualquer ilegalidade.

Como disse o empresário Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, conforme manifestação encaminhada ao jornal O Globo, que o procurou, “a intenção do deputado Rubens Júnior foi a melhor possível. O áudio que circula tem o mesmo teor de conversa presencial que manteve comigo. Acredito que com a melhor das intenções, ele trouxe um recado. Lamento que agora, diante da repercussão, crie uma narrativa que contraria o que ele e os demais (Márcio
Jerry e Diego Galdino) dizem
publicamente, há pelo menos dois anos, numa guerra que vinha se reforçando com medidas judiciais no STF subsidiadas por documentos plantados criminosamente no sistema do estado por hackers militantes do PCdoB”.

Acrescentou Marcus Brandão que “ao deputado Pedro Lucas (eles) foram ainda mais longe, afirmando que afastariam o governador do cargo”.
Finalizando, o irmão do governador afirmou: “Não existe nada de novo. O Maranhão inteiro sabe das pressões, tentativas de achaques, ameaças e a prática de chantagens; barganhas de apoios políticas por alívio da onda de judicializações contra o governador. Que os olhos da imprensa e da justiça se abram para o que vem acontecendo no Maranhão”.