No Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, que também marca o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), transforma-se em um espaço de afeto, lembrança e cultura.
Em tempos em que as telas dominam o tempo livre das crianças, os brinquedos de madeira e jogos educativos surgem como uma alternativa encantadora e necessária. Eles despertam a imaginação, estimulam a criatividade e fortalecem vínculos familiares por meio do brincar compartilhado.
No Ceprama, pais e responsáveis encontram brinquedos artesanais feitos à mão com madeira reaproveitada, como carrinhos, caminhões, jogos educativos e miniaturas. Mais do que presentes, essas peças despertam a imaginação, resgatam o valor do brincar livre, longe das telas, e aproximam gerações com histórias, afeto e tradição.
Há mais de três décadas, a artesã Angelina e sua família vivem do artesanato em madeira. A tradição começou com o avô, passou para o pai e hoje continua com ela e os irmãos, que dedicam a vida a transformar sobras de madeira em brinquedos que encantam crianças e adultos.