O combo filme e pipoca faz parte da programação do projeto Cinema nas Enfermarias, do Hospital de Câncer do Maranhão. O projeto, que acontece uma vez por semana, garante a pacientes e acompanhantes, acesso a atividades lúdicas e de entretenimento.
A coordenadora do Núcleo de Terapia do Hospital de Câncer do Maranhão, Isabela Cavalcante de Araújo, explica que os pacientes da unidade são assistidos de forma individual e humanizada. “Nossa equipe composta por 11 terapeutas busca dar suporte a todos. Os pacientes prescritos são acompanhados diariamente”, disse.
O Cinema nas Enfermarias contribui na redução do estresse no ambiente hospitalar. O terapeuta Márcio Moraes disse que os longas-metragens auxiliam em várias fases do tratamento dos pacientes oncológicos. “Antes de projetar um filme, nós coletamos informações junto aos pacientes que estão nas enfermarias. Os dados norteiam a escolha [do filme] e no objetivo de ajudar no tratamento”, explica.
Sessão de cinema
Na quarta-feira (13), antes de exibir o filme Extraordinário, o Núcleo de Terapia acompanhou o quadro dos pacientes. Luiz Gonzaga Porto, de 75 anos, participou do projeto. “O fato de assistir um filme coopera para tirar da gente aquela tensão e sensação de nervosismo”, disse o paciente em tratamento de leucemia na unidade.
Paciente Luiz Gonzaga Porto, 75 anos, disse que assistir a um filme reduz tensão (Foto: Julyane Galvão)

