São Luís – A Putaband lançou recentemente o clipe de sua música “Sereya”, disponível no canal da banda no Youtube e nas plataformas de streaming. Composição de Eduardo Menezes, guitarrista da banda, traz em sua letra uma declaração de amor a uma mulher hipnotizante. Trata-de do quinto lançamento autoral do grupo maranhense e fará parte do álbum “Alívio”.
O videoclipe “Sereya” foi lançado este mês e tem direção, fotografia e edição de Sunday James; produção de Job Veloso e Vanessa; e participação da bailarina Thalyta Sousa. O vocalista Job Veloso fala sobre a produção do clipe feito durante a pandemia. “Tivemos que usar a tecnologia a nosso favor. Reuniões virtuais para definir o que precisava ser feito e dividir bem as tarefas com todos. Originalmente, o videoclipe seria gravado no final de março, mas tivemos que desmarcar as gravações em função dos protocolos de segurança durante a pandemia. Retornamos o projeto quando nos sentimos seguros para realizá-lo. Utilizamos uma equipe mais enxuta e só esteve no set quem realmente precisava estar, minimizando qualquer tipo de exposição”, conta.
Além de Job Veloso no vocal, a banda é composta por Eduardo Menezes na guitarra, Robert Belfort no baixo e Franklin Nazarus na bateria, a Putabend foi criada em 2017 com uma proposta de reviver o rock nacional em novas linhas melódicas, com uma roupagem mais atual e identidade única misturando sotaques da cultura local com distorções de guitarra e um som mais pesado.
Álbum
Primeiro disco da banda, “Alívio” está em pré-produção. “A ideia é lançar single por single até fechar o álbum. Já temos as músicas ‘Com os Anjos’, ‘Yemanjá’, ‘Alívio’ e ‘Sereya’ disponíveis nas plataformas digitais. Até o final do ano lançaremos mais algumas músicas”, adianta Job Veloso ressaltando que a previsão de lançamento será em março de 2021.
Ele explica ainda que o trabalho terá várias canções autorais e algumas releituras especiais, bem ao estilo da banda. “Em outubro lançaremos uma versão pesada de uma famosa música do Zé Ramalho, que também fará parte do álbum”, comenta.
Nos shows, a banda traz um repertório recheado de rock nacional dos anos 1980 como base. “Mas procuramos não nos prender a rótulos, sendo assim, não estranhem ouvir a Putabend tocando Roberto Carlos, Black Sabbath, Marília Mendonça, SoundGarden, Secos e Molhados, The Cranberries num mesmo show”.
Trajetória
Para Job Veloso, a banda está apenas começando a sua trajetória, construindo sua identidade. “Mesmo com pouco tempo de estrada temos conseguido levar nossa música para além das fronteiras do Maranhão, com propostas de shows inclusive para fora do Brasil”, ressalta.
Sobre a continuidade dos trabalhos em plena pandemia, ele conta que tem sido um desafio. “Sem dúvida tem sido um desafio adicional, mas estamos superando bem. Lançamos três videoclipes neste período, um deles chamado ‘Alívio’ foi gravado sem sair de casa com a participação de 18 pessoas em nove cidades e quatro países, todos conectados pela música durante o momento de isolamento. Foi nossa forma de mostrar que precisávamos todos nos adaptar a uma nova forma de viver para poder sobreviver ao ‘mundo além da porta, o mundo em mutação.’ Todos os envolvidos se engajaram e fizeram imagens incríveis de seus próprios celulares gerando um resultado excepcional. Todos os videoclipes da banda estão disponíveis em nosso canal no Youtube”.

