20/01/2026
Sem categoria

Bloco “Os Feras” pede passagem para “Soberano Sultão de Bengala”

Na batucada do bloco Os Feras
Agremiação defenderá o tema “Soberano Sultão de Bengala” em desfile na Passarela do Samba; antes faz apresentações em espaços da cidade
O bloco tradicional Os Feras aproveita os últimos dias de pré-Carnaval para afinar os instrumentos e entrar com tudo na Passarela do Samba, quando disputará o título de campeão do Grupo A do Carnaval de São Luís. Este ano, a agremiação defende o tema “Soberano Sultão de Bengala”.

O bloco se apresentará no dia 10 de fevereiro, Sábado Gordo, às 01h45 na Passarela do Samba. Amanhã o bloco se apresentará no Rio Poty Hotel, (Ponta d’Areia), às 21h30. No sábado, a batucada será na Feijoada do Zé Paulo (Anil) e domingo retornará ao Rio Poty Hotel, às 16h, na Feijoada Vip 2018.
O tema é de autoria do carnavalesco Guilherme Mendes, samba dos compositores Godinho, Renato Dionisio e Zé Lopes, com interpretação de Silvio Freitas e Geovane Frazão. Para montar o tema, a agremiação foi buscar inspiração na fantasia, viajando no tapete mágico da imaginação até chegar até a mística Índia, terra de cultura milenar, de espiritualidade e costumes seculares.
 “Assim surgiu o Soberano Sultão, marajá do delta do Ganges, rio sagrado da Índia, que deságua no Golfo de Bengala, berço do tigre de Bengala, símbolo da Índia, brasão do sultanato de Bengala e também do bloco tradicional Os Feras”, explica o presidente do bloco, Paulo Salaia.
Este ano o bloco vai desfilar com 120 componentes entre adultos e crianças, sob o comando dos mestre Paulo Salaia, Lúcio, Jeferson e André. Eles desfilarão com suas belas e ricas fantasias, marcadas pelo luxo e glamour que são características dos blocos tradicionais. As vestimentas são um dos grandes trunfos dos blocos na hora de brigar pelo título que neste Carnaval vem com um sabor especial. “A exemplo da milenar cultura indiana, preservada com orgulho, nosso bloco, tendo como símbolo o tigre de Bengala, promete mostrar garras e dentes em defesa de nossa cultura, com a imponência, majestade e riqueza de um sultão”, destaca Paulo Salaia.
Bandeira
Os Feras foi fundado em 1996 com o objetivo de fazer um Carnaval de qualidade, levantando a bandeira da cultura popular e, em especial, do bloco tradicional, manifestação genuinamente maranhense. No Carnaval de 2017, o bloco defendeu o tema “O Arlequim no Baile do Peseidon”.
Mas não é apenas no período de Carnaval que o bloco bota a banda na rua. Os Feras realiza seu projeto Feras nos Bairros há 22 anos. “Oferecemos oficinas de ritmo, confecção de fantasias e shows didáticos pelos bairros e periferias da cidade para as crianças e adolescentes. Muitos deles se integram no bloco e hoje fazem parte da nossa percussão como músicos. Isto nos deixa muito felizes”, diz Salaia. Além desse projeto, o grupo desenvolve ainda atividades como palestras, debates em seminários e Fórum de Cultura Popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.