20/01/2026

Cantata da UFMA reuniu corais na Praça Gonçalves Dias para celebrar a chegada do Natal

A noite desta terça-feira, 18, na Praça Gonçalves Dias, encheu-se de alegria e comemoração: a Cantata Natalina 2018 da Universidade Federal do Maranhão reuniu corais de várias partes da cidade para realização de um concerto que emocionou o público presente, com a apresentação dos mais variados clássicos natalinos. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) em parceria com o Departamento de Assuntos Culturais (DAC).

A Camerata de Cordas da UFMA abriu o concerto sob regência de Verônica Pascucci. Durante a apresentação dos corais, canções clássicas como “Hollynight”, “Boas Festas” e “Coração de São Francisco” emocionaram o público do início ao fim. A diretora do Departamento de Assuntos Culturais, Fernanda Pinheiro, enfatizou a importância do evento como forma de levar mensagem do Natal para toda a comunidade neste fim de ano.

“A UFMA encerra a sua programação cultural com esse belo presente para a nossa cidade e faz isso de uma forma muito bonita e especial, usando esse espaço lindíssimo, com uma vista maravilhosa para ofertar um momento de boa música. Reúne nesse ano diversos corais da nossa capital com músicas sacras e natalinas, festejando esse momento. É um momento que celebramos o nascimento de Jesus Cristo e para a gente é uma honra muito grande realizar esse concerto”, destacou.

Apresentaram-se na Cantata o Coral São João, Madrigal Santa Cecília, Coral Maranatha, Madrigal São Luís, Coral Paz e Bem, Madrigal Som das Águas, Coral Canto de Luz da Uniti/UFMA, Coro Terapêutico da Fundação Antônio Dino e a Camerata da UFMA. O regente do Coro Terapêutico Antônio Dino e do Madrigal Som das Águas, Vilcimar Garcêz Corrêa, falou da mensagem que ofereceu ao público.

“No Natal a gente canta, levando essa mensagem de paz e de amor para as pessoas, anunciando o nascimento de Jesus, porque o Natal, para muita gente que talvez não saiba, comemora-se o nascimento do Messias e a gente está aqui para isso, para dizer às pessoas que Jesus um dia nasceu, uma mensagem de paz, amor e esperança”, enfatizou.

Um dos momentos de mais emocionantes foi na última canção do Concerto, quando os corais, todos juntos, convidaram o público a cantar “Noite Feliz” à capela. O professor de Matemática Geraldo Varela de Sousa mencionou que gosta de sempre trazer a família ao espetáculo, por ser uma ótima oportunidade de prestigiar um evento especial, a céu aberto.

“Eu sempre venho a essa tradição direcionada na cidade, principalmente no espaço público. Isso é bom para a cidade e para a população, que acaba valorizando esses espaços. E eu trago sempre a minha família para poder galgar mais espaço, buscar mais Deus. E que não seja só no natal, mas durante o ano inteiro”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.