19/11/2025

Cantor e compositor Jards Macalé morre aos 82 anos no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO – O músico, cantor e compositor Jards Macalé, autor de sucessos como “Vapor Barato”, morreu nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, aos 82 anos.

Macalé estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio, onde tratava de problemas pulmonares. Nesta segunda, sofreu uma parada cardíaca.

“Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando ‘Meu Nome é Gal’, com toda a energia e bom humor que sempre teve. Cante, cante, cante. É assim que sempre lembraremos do nosso mestre, professor e farol de liberdade. Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos. Em breve informaremos detalhes sobre o funeral. “Nessa soma de todas as coisas, o que sobra é a arte. Eu não quero mais ser moderno, quero ser eterno.” — Jards Macalé’, diz a nota.

Carreira de Jards Macalé

Nascido no Rio em 1943, Jards Anet da Silva começou a carreira nos anos 1960 — quando teve sua primeira composição gravada por Elizeth Cardoso, em 1964.

O grande impacto inicial veio em 1969, com a performance de “Gotham City” no IV Festival Internacional da Canção.

Em 1972, lançou seu influente álbum de estreia, Jards Macalé, no qual consolidou sua estética híbrida, misturando rock, samba, jazz, blues, baião e canção.

Ao longo da carreira, nunca abriu mão da coerência artística, explorando gêneros como bossa nova, rock, blues, samba e choro, sempre com sua voz ruminada e um violão singular, moldado por formação erudita.

Além da música, em seus 60 anos de carreira, Macalé também se aventurou em cinema, televisão, teatro e artes plásticas.