O Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM volta a apresentar o projeto Pátio Aberto, edição de 2020, agora em versão online pelo CCVM Digital, no canal do CCVM no YouTube. São shows, espetáculos e apresentações dos artistas e grupos maranhenses. As apresentações acontecem todos os sábados, domingos e segundas-feiras, às 21h. Um convite para um encontro com a diversidade sonora, swing, riqueza e muita energia de cantores, cantoras, músicos e manifestações populares de todo o estado do Maranhão. Tem Bumba meu Boi, Tambor de Crioula, Música Instrumental, Shows de bandas e muito mais.
Neste final de semana e na próxima segunda, sempre às 21h, o Pátio Aberto apresenta o Recital de Canto e Piano, com Tadeu Carvalho e Willame Belfort (sábado,14/11), o show Namorada do Sol, com a cantora Sandra Duailibe (domingo, 15/11) e a apresentação de Bumba meu Boi Novo Boi de Viana (segunda, 16/11)
Sobre a programação:
Recital Canto e Piano – Tadeu Carvalho e Willame Belfort
O cantor lírico, Tadeu Carvalho e o pianista, Willame Belfort, apresentam famosas e belas canções italianas, espanholas, árias de Ópera e música camerística erudita brasileira, com destaque para a produção maranhense. A proposta é mostrar a conexão entre os três países, a familiaridade e convergência de sua música erudita. No repertório: Vesti la Giubba, da ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo; Granada, de Augustin Lara; Meditação, de Chiquinha Gonzaga; Valsa Evocativa (piano solo), de Ney Rayol, Canção Triste, Op. 103 No. 1, de Willame Belfort, entre outras peças.
Tadeu Carvalho, natural de Codó, desde cedo começou a cantar em serestas, chamando a atenção por sua potência vocal. Em São Luís, foi solista do Coral São João, participando de festivais no Brasil e no exterior. Em 1995, aprimorou sua técnica ao cursar canto em Santiago de Compostela (Espanha). Ainda na década de 1990, foi um dos finalistas do Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro.
Willame Belfort, além de pianista é preparador vocal, compositor e maestro. Formando da Escola de Música do Maranhão (EMEM), é professor e integrante do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Joãosinho Trinta e regente do coral da instituição. Ao longo da carreira, participou de festivais nacionais e internacionais de música, como pianista camerístico e regente. Este ano, foi diplomado imortal, pela Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil.
Show Namorada do Sol – Sandra Duailibe – São Luís
O show, inspirado na canção homônima de Nonato Buzar, é uma homenagem à cidade de São Luís. A cantora interpreta músicas de compositores maranhenses, acompanhada pelo arranjador e pianista, Henrique Duailibe, que assina a direção do show. No repertório, canções como Do Princípio ao Sem-fim, de Zé Américo Bastos e Salgado Maranhão, Boi da Lua, de Papete, o samba Banho Cheiroso, de Mestre Antônio Vieira e composições autorais da cantora.
Sandra Duailibe é maranhense, ingressou na música aos cinco anos, no Conservatório Carlos Gomes (PA), onde estudou piano até os 15 anos. Ao longo de 15 anos de carreira, lançou cinco cd´s, sendo o mais recente, Sandra Duailibe canta Nonato Buzar (2015). Em 2017, gravou seu primeiro DVD, Celebrizar. Sua carreira inclui shows no Brasil e no exterior, como É com esse que eu Vou, no 9º Lençol Blues Festival, em Barreirinhas (MA), Cheio de Bossa (DF) e participação especial no Sarau Rua das Pretas, em Portugal (2018).
Apresentação Bumba meu Boi Novo Boi de Viana – São Luís
Mais uma vez o Bumba meu Boi do Maranhão, patrimônio imaterial brasileiro, vem alegrar e colorir o Pátio Aberto. Desta vez, representado pela nova geração do Novo Boi de Viana, brincadeira de sotaque da Baixada, que surgiu em 1991, fundada pelo Mestre Zé Apolônio, no Bairro de Fátima, e, atualmente, coordenada por Katiana Farias. Possui 100 componentes, entre eles, um cordão de bichos, que lhe confere uma de suas principais características. Misturados entre índios, Pai Francisco, Catirina, cazumbas, lá estão eles: o cachorro, a zebra, o carneiro, entre outras bicharadas.
