21/01/2026

Comércio terá horário diferenciado no sábado, Dia de São Pedro, em SL

Data é feriado municipal, e as lojas de rua e de shoppings funcionarão em horário diferenciado; encontro de bois e procissão marcam o dia.

Jornal o Estado do MA

SÃO LUÍS – Amanhã (29) é dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís, conforme decreto nº 48.731, de dezembro de 2016. Por causa da comemoração a um dos santos que compõe a tradição das festas juninas no Brasil, o comércio da capital funcionará em horário especial, por autorização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-Ma).

A Fecomércio-MA e a CDL informam que no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís, os estabelecimentos comerciais da capital poderão funcionar em horários especiais, das 8h às 14h para as lojas de rua e das 14h às 20h para as unidades localizadas nos shopping centers.

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e deverá ser remunerado com 100% sobre o valor da hora normal, mais gratificação de R$ 50,00 aos trabalhadores que forem convocados para as atividades nesse dia.

Além disso, as empresas que optarem pelo funcionamento nesse feriado, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho, deverão recolher em favor do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís o valor de R$ 5,00 por trabalhador.

A autorização para o funcionamento do comércio de São Luís no feriado municipal de São Pedro está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís.

As regras não se aplicam aos segmentos de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais. São considerados como essenciais: assistência médica e hospitalar, policiamento, abastecimento de água, dentre outros serviços de atendimento de necessidades inadiáveis da população.

Encontro de bois, procissão e missa campal

O tradicional Encontro de Bumba meu boi movimentará o fim da noite desta sexta (28), madrugada e manhã deste sábado (29), quando grupos de todos os sotaques encontram-se na Capela de São Pedro para reverenciar o santo padroeiro dos pescadores, até o amanhecer.

Os bois revezam-se para receber as bênçãos e agradecer a festança. A mistura de ritmos dá o tom à festança, que começa com salva de fogos, reza do terço e visita dos batalhões à capela. O ritual, que ocorre todos os anos, reúne milhares de pessoas.

Procissão

A tradicional Procissão Marítima de São Pedro será realizada no sábado (29), por volta das 15h30, partindo da Rampa Campos Melo, onde está localizado o Cais da Praia Grande, e terá apoio de membros da Marinha em embarcações que devem estar de olho na segurança dos fiéis que seguirão, em outras embarcações, a imagem de São Pedro pelas águas da Baia de São Marcos.

Logo em seguida, será realizada a procissão terrestre, que será finalizada com uma missa campal no Largo de São Pedro.

São Pedro
Festejado em 29, São Pedro foi um homem de origem humilde, apóstolo de Cristo e fundador e primeiro Papa da Igreja Católica. Ele é considerado protetor dos pescadores e das viúvas. Segundo a tradição católica, depois de morrer, São Pedro foi nomeado chaveiro do céu, ou seja, para alguém entrar lá, o santo tem de abrir as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Por isso dizemos às crianças que quando está aquele aguaceiro, com trovão e tudo, é porque São Pedro está lavando o céu e mudando os móveis de lugar.

Na capital, encerramento da festa do santo, também no sábado, várias atrações culturais se apresentam em frente a Capela de São Pedro e reúnem milhares, que viram a noite dançante na tradicional comemoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.