SÃO LUÍS – Depois de quase 50 apresentações na temporada junina em São Luís, a Companhia Barrica do Maranhão vai cruzar o Estreito dos Mosquitos para dar início à etapa itinerante do projeto ‘Andanças, Fulgores e Vivas!’. O grupo estará em Santa Inês, no sábado (13), e em Anajatuba, no domingo (14), para apresentar os espetáculos do Boizinho Barrica e do Bicho Terra, além da exposição ‘Ponto de Luz’, que retrata a trajetória da companhia desde 1985.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Laboratório Cedro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Via Mundo Intercâmbio e Turismo e realização do Ministério da Cultura / Governo Federal, a ideia é que os moradores dos dois municípios tenham a oportunidade de assistir, ao vivo e em cores, à contagiante apresentação da companhia. Ao mesmo tempo, a população poderá fazer um passeio pela trajetória de sucesso do grupo que exalta a cultura maranhense, levando, também, o nome do Maranhão para além-fronteiras, a partir das viagens que realiza pelo Brasil e outros países.
“É uma forma de democratizar o acesso à cultura, pois as apresentações são gratuitas e acontecem em praça pública. Vamos festejar com os moradores desses municípios e mostrar a eles o que fizemos até aqui, a partir da exposição ‘Ponto de Luz’. Somos muito gratos à Vale, ao Laboratório Cedro e à Via Mundo pelo incentivo à cultura maranhense e por nos dar essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho em outras cidades maranhenses, já que a nossa sede é na capital”, disse José Pereira Godão.
Criatividade, lirismo e poesia
O espetáculo a ser apresentado é um misto das criações da Companhia Barrica ao longo de sua trajetória de quatro décadas de existência. Com músicos tocando ao vivo, a performance contagia com altas doses de criatividade, lirismo e poesia. Nos vocais, estarão os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, duas das mais emblemáticas vozes do cancioneiro popular maranhense. O repertório autoral é composto, principalmente, por canções dos compositores Luiz Henrique de Nazaré Bulcão e José Pereira Godão.
Além da apresentação, os moradores de Santa Inês e Anajatuba terão a oportunidade de conferir um recorte da exposição ‘Ponto de Luz’, em cartaz o ano inteiro na Casa de Arte Barrica (Madre Deus), em São Luís, composta de indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas pela companhia em viagens nacionais e internacionais.

