Curiosidades sobre o Dia do Radialista
Por Ed Wilson Ferreira Araújo*
O Dia do Radialista, instituído pela Lei nº 11.327 de 2006, é um tributo ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, nascido em 7 de novembro de 1903, na cidade de Ubá, em Minas Gerais. Ary Barroso foi compositor, radialista e narrador esportivo. Na música, ele se destacou pelo estilo do samba exaltação, referenciado em letras como Aquarela do Brasil, um ícone da MPB.
Ao longo da sua carreira, Ary Barroso teve parceiros relevantes, a exemplo de Lamartine Babo. Suas músicas foram gravadas por vozes emblemáticas da música brasileira e internacional, como Francisco Alves, Carmem Miranda, Elis Regina e Frank Sinatra. Ele brilhou também nos Estados Unidos, onde fez composições e arranjos para o cinema hollywoodiano.
Profissional multimídia, foi animador, humorista e apresentador de programas de calouros nas rádios Philips, Mairink Veiga, Cosmos, Cruzeiro do Sul e Tupi. Apaixonado pelo Flamengo, deixou sua marca de narrador esportivo nos jogos do rubro-negro, comemorando os gols ao som de uma gaita. Ary Barroso morreu em 1964, no Rio de Janeiro, em um domingo de Carnaval, aos 60 anos de idade.
Veja a letra de Aquarela do Brasil
Brasil, meu Brasil brasileiro / Meu mulato inzoneiro / Vou cantar-te nos meus versos / O Brasil, samba que dá / Bamboleio que faz gingar / O Brasil do meu amor / Terra de Nosso Senhor / Brasil pra mim / Pra mim, pra mim / Ah! Abre a cortina do passado / Tira a mãe preta do cerrado / Bota o rei congo no congado / Brasil, pra mim…
- Ed Wilson Ferreira Araújo é jornalista, professor da UFMA, doutor em Comunicação (PUC-RS) e presidente da Abraço Maranhão

