O Curso de Direito da UNDB, desde a sua criação há mais de 20 anos, tem como eixo central a defesa dos Direitos Humanos. No quarto melhor centro universitário do país, há vários projetos de pesquisa e extensão nessa área, desenvolvidos por docentes e alunos de Direito, como destacou a Reitora da instituição, Profa. Dra. Ceres Murad na abertura da Aula Magna do Curso de Direito. O evento teve como convidado o militante de direitos humanos e atual Presidente da Embratur Marcelo Freixo, que falou sobre o tema “Direitos Humanos e Segurança Pública: O Caso Marielle”.
“O trabalho de pesquisa e extensão do Curso de Direito sempre teve como eixo fundamental a defesa dos Direitos Humanos, por ser um tema bastante sensível para as cidades e as comunidades com grandes contrastes sociais, a exemplo de São Luís. Receber Marcelo Freixo na UNDB, que é um ícone pela luta dos Direitos Humanos no Brasil, é para nós uma honra; e para nossos alunos uma oportunidade preciosa de ouvir seus relatos e conhecer sua visão sobre esse tema que é a base da democracia” declarou a Reitora Ceres Murad.
Freixo e a esposa Antônia foram recebidos pela Reitora da UNDB Ceres Murad, pela Pres. do Conselho Administrativo do Grupo Dom Bosco Elizabeth Rodrigues e pelo Diretor do Curso de Direito Des. Federal Ney Bello, que destacou a trajetória do convidado na defesa dos direitos humanos.
Usando a técnica do storytelling, Marcelo Freixo abriu o livro de sua vida, e narrou experiências pessoais como a infância pobre, sua formação como educador e professor de história e as aulas que ministrou em unidades prisionais; a morte de um irmão, vítima da violência urbana, além de sua missão como vereador do Rio de Janeiro no combate às milícias cariocas, e como conheceu e veio a trabalhar com Marielle Franco, até a então vereadora ser assassinada brutalmente.
Mais que uma aula, o evento foi um convite à reflexão profunda sobre a democracia e os desafios dos direitos humanos e a segurança pública no Brasil. Para os alunos e futuros operadores do Direito deixou uma mensagem clara: “Ou você é a favor da democracia e defende os direitos humanos, ou é contra a democracia, se não lutar em prol dos direitos humanos para todos” provocou ele; que fez também uma profunda reflexão sobre que sociedade se quer construir: “uma sociedade que mata as “Marielles” – mulheres negras, estudantes e profissionais- ou a que valoriza o protagonismo feminino”.
“Parabéns à UNDB por ser esse espaço de reflexão. A universidade não pode ser um lugar onde se busca apenas um papel (diploma), mas senso crítico. Que cada operador do Direito seja alguém que contribua para com a história da democracia no Brasil, pois se tem uma profissão que é decisiva para a democracia é a do operador do Direito” destacou Marcelo Freixo.
Em seguida, aconteceu um amplo debate mediado pelo Diretor do Curso de Direito da UNDB Des. Ney Bello, e que contou com a participação de Marcelo Freixo e do Vice – Governador do Maranhão e Professor de Direito da UNDB Felipe Costa Camarão.

