20/01/2026

Desfile de carnaval 2023 RJ: ordem das escolas de samba e horários

GRUPO ESPECIAL

Escolas de samba passam pela Marquês de Sapucaí nos dias 19 e 20 de fevereiro e seis agremiações se apresentam no domingo, enquanto as outras seis entram na avenida na segunda.

O desfiles de carnaval do Rio de Janeiro com as escolas de samba do Grupo Especial será em dois dias,  19 e 20 de fevereiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Serão doze agremiações que vão passar pela avenida ao longo das duas noites em busca do título de campeãs do Carnaval. Confira qual será a ordem do desfile de carnaval 2023 RJ.

Qual a ordem do desfile de Carnaval do Rio de Janeiro?

O desfile de carnaval 2023 RJ do Grupo Especial vai ocorrerem dois dias no Sambódromo da Sapucaí. No dia 19 irão desfilar as escolas Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca , Salgueiro e Mangueira . Já no dia 20 passam pela Sapucaí Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.

Desfiles de domingo (19/02)

1ª – Império Serrano
Horário: previsto para 22h
Enredo: escola homenageia o cantor Arlindo Cruz com o samba-enredo “Lugares de Arlindo”, baseado no sucesso do artista, “Meu Lugar”.

2ª – Acadêmicos do Grande Rio
Horário: previsto para começar entre 23h e 23h10
Tema: homenagem ao músico Zeca Pagodinho com o samba-enredo “Ô Zeca, O Pagode Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”.

3ª – Mocidade Indep. de Padre Miguel
Horário: entre 0h e 0h20
Enredo: “Terra de Meu Céu Estrelas do Meu Chão”, levando o legado de artistas do Alto do Moura, discípulos do artesão Mestre Vitalino.

4ª – Unidos da Tijuca
Horário: entre 1h e 1h30: a escola presta homenagem à Bahia e promete levar muito axé para a Sapucaí com o enredo “É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei A Baía De Todos Os Santos A Se Mirar No Samba Da Minha Terra”. A escola também sobre os orixás, santos e o carnaval baiano.

5ª – Acadêmicos do Salgueiro
Horário: entre 2h e 2h40
Samba-enredo “Delírios De Um Paraíso Vermelho”, a escola falará sobre liberdade de expressão.

6ª – Mangueira
Horário: 3h e 3h50: finalizando o primeiro dia de desfiles, a escola colocará em destaque a musicalidade baiana por meio dos cortejos afros por meio do protagonismo feminino com o samba-enredo “As Áfricas Que A Bahia Canta”.

A ordem do desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro foi definido por sorteio em julho do ano passado, assim como a da Série Ouro.

Desfile de Carnaval do Rio de Janeiro do segunda (20/02)

1ª – Paraíso do Tuiuti
Horário: previsto para 22h
Samba-enredo “Mogangueiro Da Cara Preta”, que exalta a chegada dos búfalos ao Brasil, influenciado a manifestação cultural da região da Ilha de Marajó, no Pará.

2ª – Portela
Horário: previsto para começar entre 23h e 23h10
Enredo “O Azul Que Vem Do Infinito”, a escola homenageia a história da Majestade do Samba, no ano de seu centenário.

3ª – Unidos de Vila Isabel
Horário:entre 0h e 0h20
Samba-enredo “Nessa Festa Eu Levo Fé”, que falará da fé da humanidade nas mais diversas crenças e religiões.

Horário: entre 1h e 1h30:
Enredo: “O Aperreio Do Cabra Que O Excomungado Tratou Com Má-Querença E O Santíssimo Não Deu Guarida”.

5ª – Beija-Flor de Nilópolis
Horário: entre 2h e 2h40
Samba-enredo: “Brava Gente! O Grito Dos Excluídos No Bicentenário da Independência”, que vai falar sobre a ‘verdadeira’ independência do Brasil com a expulsão das tropas portuguesas.

6ª – Unidos do Viradouro
Horário: 3h e 3h50
Samba-enredo: “Rosa Maria Egípcia”, que fala sobre a primeira mulher negra a escrever um livr