19/12/2025

Dúvidas? Brasil ocupa 105º lugar no Índice de Percepção da Corrupção

Índice de Percepção da Corrupção ( IPC), elaborado pela Transparência Internacional, pontua e classifica os países com base no quão corrupto o setor público é percebido por empresários e especialistas.

No ano passado, o Brasil piorou e caiu 9 posições no ranking, que avalia a percepção da corrupção no setor público em 180 países. O Brasil ocupa agora a 105ª posição no ranking, o seu pior resultado desde 2012.

O índice analisa aspectos como propina, desvio de recursos públicos, burocracia excessiva, nepotismo e habilidade dos governos em conter a corrupção.

Os países recebem notas de 0 a 100 – sendo 0 igual a um alto grau de percepção da corrupção, e 100, um alto grau de percepção de integridade no setor público. O Brasil ficou com 35 pontos.

No ranking, o Brasil ficou empatado com Argélia, Armênia, Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor Leste e Zâmbia. Entre os países mais corruptos do ranking estão Somália, Síria, Sudão do Sul, Iêmen e Coreia do Norte.

O Brasil ocupa a 20ª posição entre os 32 países americanos, o que representa uma queda de posições significativa nos últimos anos.

A Dinamarca lidera o ranking, com 88 pontos. Entre os 10 países melhores colocados, sete são nações europeias. O Canadá é o único representante das Américas no top 10 do ranking. O país segue, desde 2012, na liderança do ranking nas Américas com a menor percepção de corrupção da região.

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.