Governador Rui Costa (PT) não participou da cerimônia e nem enviou tropas da Polícia Militar da Bahia

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, nesta terça (23), o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na Bahia. Durante o evento, marcado pela ausência do governador do estado, Rui Costa (PT), o chefe do Executivo chegou a dizer que ama o Nordeste e que tem “sangue cabra da peste”.
“Não estou em Vitória da Conquista, nem na Bahia, nem no Nordeste, estou no Brasil”, afirmou. “Não há divisões entre nós. Somos um só povo, uma só terra, um só ideal e um só objetivo: colocar esse grande país no lugar de destaque. Eu amo o Nordeste, afinal de contas a minha filha tem em suas veias sangue cabra da peste”.
O público presente aplaudiu o discurso e saudou Bolsonaro aos gritos de “mito”. A plateia selecionada, apenas de convidados que passaram pelo credenciamento e detectores de metais do aeroporto, era composta por aliados políticos do presidente e empresários.
A visita de Bolsonaro à região foi a primeira depois de o presidente chamar os nordestinos de “paraíbas”, na última sexta (19). Durante uma reunião com jornalistas, sem saber que o microfone da sala estava ligado, ele usou o termo para se referir aos governadores do Nordeste e criticou um deles, Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.
A fala gerou críticas ao presidente nas redes sociais, principalmente de Rui Costa, que negou o fornecimento de segurança à comitiva presidencial. A guarda do evento foi feita por viaturas do Exército, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
