20/01/2026
Sem categoria

Em primeira concentração, Bloco da Imprensa sacudiu a Praia Grande


O IMPARCIAL – Patrícia Cunha 
Com o tema Quadrilha não! É carnaval! Basta de Corrupção! o Bloco da Imprensa estreou no último sábado fazendo a festa no Centro Histórico. Mas não teve só esse bloco para a alegria dos foliões. As prévias carnavalescas ficaram bem animadas com o Bloco da Bicletinha, Banda Bandida e as atrações programadas pelo Carnaval de Todos, do Governo do Estado.
O Bloco da Imprensa reuniu milhares de pessoas na Praça dos Catraeiros, e diferente do que se pode imaginar, o Bloco não é só para profissionais da área de comunicação, mas para quem quer aproveitar as festas antes do período oficial. “É uma festa bem organizada, com segurança e boas atrações. Todos os anos a gente vem aqui”, garantiu a auxiliar de enfermagem, Mary dos Santos.
Para os organizadores o Bloco é uma tradição do pré-carnaval que é aguardado por todos. “Todos podem ficar à vontade. Isso aqui é uma festa que a gente preparou inicialmente para os jornalistas se divertirem, mas hoje ganhou uma proporção gigante. Todos querem o Bloco da Imprensa”, admitiu Joel Jacinto.
Todos os anos o Bloco ganha um tema atual que repercutiu na mídia. Desta vez a corrupção e a luta contra ela foram o foco do tema. “Corrupção sempre existiu, mas no ano passado os escândalos ganharam grande proporção. Foi prefeita ostentação, operação lava-jato, fraude na merenda escolar, enfim, muitos escândalos. A corrupção é o problema maior deste país, e este ano o Bloco da Imprensa quer dar um alerta e dizer que estamos lutando contra a corrupção, que queremos que esses corruptos sejam punidos”, pediu Célio Sérgio, organizador e um dos fundadores do Bloco.
Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, este ano e pela primeira vez em todas as edições, o Bloco também recebeu apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís. O presidente Douglas Cunha afirmou que jamais o Sindicato poderia ficar fora desse tipo de evento. 

“Não é nada interessante ter um Bloco da Imprensa e o Sindicato ficar de fora. O tema de combate à corrupção é muito pertinente, é o assunto do momento. Nós estamos brincando, mas o assunto é sério. E segundo porque esse bloco é uma confraternização da imprensa, uma forma de oferecer um pouco de diversão”, opinou o presidente.
A primeira a se apresentar foi a Banda Piratas da Ilha que desde 2009 é uma das atrações do Bloco. Em seguida teve o bloco do Laborarte, Só Safados (com a participação especial de Patativa), depois o Bloco Tradicional Os Feras e a banda Amigos do Samba encerrando a noite com sambas e marchinhas, homenageando os antigos bailes carnavalescos. “É uma honra participar desse bloco e mostrar a nossa cultura levando as músicas carnavalescas para um grande público”, contou José Costa, presidente do grupo. Para esse evento, além de policiais militares garantindo a segurança do Centro Histórico e dos foliões, a organização contratou 30 seguranças particulares.
O Bloco terá ainda duas prévias: nos dias 23 e 30 de janeiro com várias atrações. No repertório, segundo os organizadores, somente músicas de carnaval: marchas, frevos, sambas, pagodes, sambas enredos e sambas temas dos Blocos Tradicionais, e de Blocos de Rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.