Tradição do folclore maranhense e patrimônio cultural brasileiro, o tambor de crioula será tema de uma criativa exposição neste mês de dezembro. Realizada pelo Tambor de Crioula Maracrioula, do bairro da Liberdade, em São Luís/MA, por meio da Lei Aldir Blanc, via Governo do Maranhão, a mostra ‘Crioula Simples Como Deve Ser’ será aberta no dia 22 de dezembro/2020, às 17h, na Casa do Tambor. Na solenidade de encerramento às 19 terá apresentação do Tambor Maracrioula.
A mostra reunirá fotografias e elementos cênicos característicos na dança. Em exposição, vestimentas utilizadas pelos brincantes, instrumentos musicais e ambientação típica da dança. São Luís possui mais de 80 grupos cadastrados. A data de 21 de junho foi intitulada como dia do Tambor de Crioula. A mostra é ponto obrigatório para visitantes, turistas, estudantes e admiradores da cultural popular.
HISTÓRICO
Com sede no bairro Liberdade, o Maracrioula foi criado com o objetivo de trazer os jovens para dentro da manifestação, fazendo com que as novas gerações aprendessem e dessem continuidade ao legado histórico-cultural construído pelos mais velhos. Atualmente, o grupo já conta com três CDs gravados e será um Ponto de Memória, através de um programa do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram).
“O tambor Maracrioula nasceu e cresceu em São Luís e tem orgulho de ter a rua como palco principal. Muitas vezes, na chuva ou no sol do meio dia, sempre com vontade e grande prazer de levar nossa cultura e fazeres artísticos a quem nunca viu, e para quem aprecia a manifestação”, sintetiza Nascimento.

