A partir desta semana a Universidade de Évora, em Portugal, sedia uma exposição com pinturas da jovem acadêmica e premiada artista plástica portuguesa Ana Rosado. A exposição tem como intuito ser uma experiência sensorial delicada e envolvente, onde a imagem e a palavra se encontram.
Inspirada na nova obra do premiado poeta brasileiro Willame Belfort, cuja poesia tem ganhado destaque tanto no Brasil quanto em países lusófonos, cada ilustração foi pensada para dialogar com a poesia, criando momentos de pausa e reflexão. Esse trabalho nasceu de um convite muito especial e da vontade mútua entre os jovens artistas para criar algo que unisse a força da poesia com a expressividade visual e resultou no livro de poesias “Do outro lado da margem” que também será lançado na UÉvora.
Para Rute Marchante Pardal, responsável pela Extensão de Dinamização Cultural dos Serviços de Biblioteca da Universidade de Évora, sediar e promover este evento fortalece o papel da instituição de ensino superior público no incentivo do desenvolvimento artístico e acadêmico.
A exposição fica em cartaz até o dia 06 de julho de 2025, na Biblioteca Jorge Araújo, do Colégio dos Leões, na Universidade de Évora, e é aberta à visitação gratuita das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira.
NOTA BIOGRÁFICA SOBRE ANA ROSADO: É uma artista portuguesa, nascida em Évora em 1993, que desenvolve uma carreira multifacetada, destacando-se, sobretudo, nas artes visuais, onde une ilustração, literatura e cultura. Com várias premiações que incluem o Prêmio Carioca de Excelência Artística São 2024, e 7 anos de atuação na docência das artes, já participou de exposições artísticas e pintura ao vivo de temas variados, com foco na cultura e causas sociais, e também na feira do livro Bienal de São Paulo. Seus principais trabalhos são a publicação de livros de banda desenhada mangá, ilustração de livros e capas de revistas. É licenciada em Línguas Literaturas e Culturas, e mestranda em Ciências da Linguagem pela Universidade de Évora.
NOTA BIOGRÁFICA SOBRE O POETA BRASILEIRO WILLAME BELFORT: Destaque em revistas literárias e jornais que o consolidam como uma das vozes contemporâneas da poesia brasileira, Willame Belfort é escritor, poeta e músico laureado, natural de São Luís do Maranhão. Estreou na literatura com o livro “O intenso por extenso (2020), seguido por “Cartas, haicais e outros poemas”, e teve textos premiados nos concursos Poetas Brasileiros Contemporâneos (2021) e Ecos da Palavra (2022). Sua produção literária lhe rendeu importantes reconhecimentos como o 3º Prêmio Literário AFEIGRAF, a Comenda Maria Firmina dos Reis e a precoce eleição na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, recebendo o título de imortal então aos 23 anos de idade. Em suas redes sociais desenvolve o projeto videopoemas, que une literatura e tecnologia e amplia o alcance da poesia.