
EUCLIDES MOREIRA NETO nasceu (1957) em Cururupu-MA. É Jornalista, Cineasta, Promotor Cultural, Pesquisador, Escritor, Professor, Mestre em Comunicação e Doutorando em “Comunicação, Linguagens e Cultura” investigando os “Blocos Tradicionais do Maranhão”. Foi Coordenador do Festival Cine Guarnicê, Presidente da Fundação Municipal da Cultura, da Escola Favela do Samba e membro dos Conselhos de Cultural do Estado e do Município de São Luís.
Sempre focou em projetos relativos à cultura e a arte – audiovisual e literatura -. Seu envolvimento com o carnaval é antigo, mas podemos destacar períodos como quando esteve Presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís. E como Presidente da Favela do Samba ou na diretoria, sempre é presente e atuante. Apresenta enredos com conteúdo histórico e cultural com alto nível estético. Visa sempre o crescimento do segmento e o campeonato da escola.
Além disso, como Investigador Cultural ele é ponte de comunicação através de seus livros. Já são 16 títulos com a temática do Reggae e do Carnaval. Em “Quando a Purpurina não Reluz” – fala da crise do carnaval de São Luís e as medidas adotadas pelo poder público – e em “O vai querer dos Blocos Tradicionais”, relata as etapas que antecederam o Inventário dos Blocos Tradicionais do Maranhão (BTM) e mostra o envolvimento da comunidade naquele trabalho.
Investigar histórias, ações e costumes. Gerar reflexões e discussões. Um comunicador que tem como princípio, levar informação e conhecimento. EUCLIDES MOREIRA NETO é então homenageado com a BONECA NAS ASAS DA COMUNICAÇÃO. Pois, quem é da comunicação voa, mas, nunca tira o pé do chão.
Este é um PROJETO INDEPENDENTE. Criado, produzido e realizado com RECURSOS PRÓPRIOS.
Exposição Virtual: BONECAS EM DESTAQUE
Boneca N°: 39
Tema: NAS ASAS DA COMUNICAÇÃO
Homenageado: EUCLIDES MOREIRA NETO
Coleção Particular: ENOQUE SILVA
Criação e Produção: ENOQUE SILVA
Organização e Divulgação: EN RIVAS @en_rivas
Fotos, Textos e Vídeos: RIVANIO ALMEIDA SANTOS @rivaniosantos

