20/01/2026
Sem categoria

Fardão de Ferreira Gullar custou 70 mil aos cofres do governo do MA

O poeta e escritor Ferreira Gullar foi eleito para ocupar a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras  

Fardão que Ferreira Gullar vai usar custou  R$ 70 mil e foi um presente do Governo do Maranhão

Fabíola Ortiz
Do UOL, no Rio  28/10/2014

A conta da vestimenta de Gullar será paga pelo governo do Maranhão, por iniciativa da governadora Roseana Sarney, que teria ligado para o poeta oferecendo-se para cobrir os custos. “Aqui no Rio, o prefeito Eduardo Paes também me ligou dizendo que fazia questão de pagar, mas eu falei que a Roseana já tinha se antecipado. Quando ele soube [da votação] ligou para mim, mas eu disse: ‘Você chegou atrasado'”, lembrou Gullar, em tom de brincadeira.

Entre outros, a prefeitura do Rio já pagou fardões para imortais como o presidente Fernando Henrique Cardoso, eleito membro da Academia em 2013, e Paulo Coelho, nomeado em 2002.

Sobre o Fardão

O fardão é um uniforme que inclui casaca, calça, espada e chapéu de veludo negro com plumas brancas, feitos de cambraia inglesa verde, decorados por bordados à mão caprichados feitos com fios de ouro.
 Desde 2006, após a morte do alfaiate Francesco Rossalba, os fardões da Academia passaram a ser confeccionados exclusivamente por Diógenes Cardoso, 72, em um ateliê no centro do Rio de Janeiro. Os uniformes chegam a custar R$ 70 mil e costumam ser presenteados aos escritores pelo governo do Estado ou do município do acadêmico recém-eleito.
=================

Matéria completa  pode ser lida no : 
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/28/mais-magro-dos-academicos-ferreira-gullar-tera-fardao-para-medidas-raras.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.